A Croácia recebeu as ofertas finais de quatro equipes governamentais na esperança de garantir a exigência do país de substituir seus caças MiG-21 ‘Fishbed’ da era iugoslava

O Ministério da Defesa (MoD) anunciou que as ofertas BAFO (best and final offer) dos Estados Unidos para o Lockheed Martin F-16V Block 70/72 Fighting Falcon, de Israel para as aeronaves excedentes Block 30, da França para o excedente Dassault Rafales e da Suécia para o novo Saab Gripen C/D foram todas recebidas.

O governo croata recebeu ofertas de cada concorrente no início de setembro, mas deu a cada licitante a oportunidade de apresentar sua melhor e final oferta até 11 de novembro.

“O processo de tomada de decisão a nível estatal terá início no início de 2021 e inclui o parecer do Comité de Defesa do Parlamento Croata e do Conselho de Defesa e a decisão do Governo da República da Croácia sobre a oferta mais favorável de um aviões de caça multiuso”, disse o Ministério da Defesa. “Os dados são tornados secretos por nós e pelos licitantes. Durante o processo de avaliação e seleção da melhor oferta, não podemos ir a público com dados detalhados.”

A Croácia está procurando 12 caças para substituir seus antigos MiG-21s em uma base um por um (embora apenas entre três e seis ainda estejam operacionais, apesar da frota ter sido revisada na Romênia em 2003-2004 e recebendo uma pequena atualização na Ucrânia entre 2013 e 2015.

FONTE: Jane’s

wpDiscuz