O olho do Eurofighter Typhoon
Novo sistema de radar arma-se contra ameaças emergentes
O avião de combate Eurofighter Typhoon é considerado a espinha dorsal de muitas forças aéreas na Europa e no Oriente Médio. Para proporcionar longevidade e garantir que a aeronave Typhoon continue a ser um multiplicador de força, o caça está recebendo atualizações de capacidade, incluindo a introdução de um novo sistema de radar.
Desenvolvimento do Radar de Caça
Considerado como tecnologia-chave nacional na Alemanha e como o principal sensor do Eurofighter, o sistema de radar desempenha um papel central em futuras melhorias de capacidade.
As aeronaves Eurofighter dependiam anteriormente da tecnologia de radar de controle de tiro com varredura mecânica (M-Scan). No entanto, os desenvolvimentos mais recentes no desempenho e escalabilidade de radares de varredura eletrônica levaram à utilização desta tecnologia, agora podendo ser implementada no caça.
As nações parceiras do Eurofighter – nomeadamente Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido – têm apoiado o desenvolvimento de um radar ativo de varredura eletrônica (AESA) para o Eurofighter Typhoon por vários anos por meio de seu consórcio industrial multinacional Euroradar.
Isso fez com que as nações exportadoras Kuwait e Catar recebessem os primeiros exemplares do chamado sistema de radar CAPTOR-E.
60 anos de radares de caças da Hensoldt
Mudança de etapa
Agora, uma mudança radical está ocorrendo no desenvolvimento do sistema de radar, já que os países de origem tomaram a decisão de adotar o AESA em suas frotas de aeronaves, ainda que sob um aspecto diferente na forma como o trabalho está sendo executado. Diferentes requisitos operacionais foram identificados pelas nações do Eurofighter, uma vez que decidiram desenvolver novas equipes, com Alemanha e Espanha trabalhando juntas em uma nova configuração.
O consórcio envolve a HENSOLDT (Alemanha) e a Indra (Espanha) no desenvolvimento do chamado radar Eurofighter Common Radar System – ECRS MK1, que será entregue ao parceiro da Eurofighter, Airbus Defense & Space, para instalação em aeronaves de combate Eurofighter alemãs e espanholas. O radar se baseia em componentes do sistema de radar CAPTOR-E, mas é diferente em elementos centrais e capacidades operacionais.
Existem requisitos diferentes das nações parceiras envolvidas, e você não pode fazer os dois conjuntos com a mesma configuração do radar. Portanto, o radar Mk1 requer um conjunto diferente de hardware e software que essencialmente o torna um novo radar. — Frank Döngi – Chefe do departamento de radar Eurofighter da HENSOLDT
Novos recursos de radar
O Mk1 incluirá mais medidas de suporte eletrônico (ESM) e capacidades de guerra eletrônica em comparação com o CAPTOR-E, enquanto o reconhecimento e detecção de alvos também devem ser melhorados. Outros recursos notáveis são o SAR de imagem de ultra-alta resolução (UHR-SAR) e o reconhecimento de alvo por meio do processamento STAP.
Em termos de desenvolvimentos técnicos, existem duas diferenças principais: um receptor multicanal totalmente digital no qual a HENSOLDT vem trabalhando há algum tempo; e novos módulos de transmissão e recepção que oferecem uma faixa de frequência maior e que possuem uma largura de banda maior. Ambos os recursos são necessários para maior agilidade dentro da banda de frequência, bem como para permitir que o radar tenha melhores recursos de reconhecimento.
Ambas as novas configurações de radar podem ser integradas ao mesmo tipo de fuselagem (do Tranche 2 em diante), de modo que os clientes poderão decidir qual radar escolher. Eles também podem decidir mudar para uma configuração diferente durante os ciclos de atualização e, no futuro, a competição pelo radar é esperada durante as campanhas de exportação.
Assumir a liderança
Uma parte importante do projeto do MK1 derivará da experiência da HENSOLDT como a casa de radar líder da Alemanha, bem como seu envolvimento tanto no radar CAPTOR-M escaneado mecanicamente quanto no AESA CAPTOR-E para o Typhoon. Para o último, ela já fornece componentes de antena, receptor e processador, bem como outros componentes eletrônicos.
Embora a empresa tenha uma vasta experiência em radar e, mais especificamente, no desenvolvimento do programa CAPTOR, esta será a primeira vez que a HENSOLDT assumirá a liderança em um radar de controle de tiro. Esta é uma transição empolgante que a HENSOLDT está ansiosa para embarcar.
“O Eurofighter receberá um sistema de sensores altamente sofisticado. Desse modo, a principal tecnologia alemã torna os caças alemães da Luftwaffe prontos para a decolagem contra desafios futuros.” — Dr. Torben Brack – Chefe de Desenvolvimento de Negócios de Radar Aerotransportado da HENSOLDT
Qual o próximo passo?
O trabalho entre a HENSOLDT e Indra já começou em uma fase inicial nos primeiros meses de 2020. A aprovação do parlamento alemão concedida em junho de 2020 deu o pontapé inicial no programa.
A HENSOLDT é ambiciosa em sua abordagem para o desenvolvimento do Mk1 e está se esforçando para entregar o primeiro radar MK1 no meio da década. Haverá muitos alvos e marcos intermediários, mas espera-se que seja o fim do desenvolvimento e o início da entrega em série dos radares MK1.
A produção em série será dividida entre Alemanha e Espanha, uma das quais assumirá a liderança no desenvolvimento dos radares Mk1, dependendo dos números encomendados por cada país.
A HENSOLDT continuará a dar suporte ao radar CAPTOR-M escaneado mecanicamente para o Typhoon, bem como ao CAPTOR-E, enquanto em paralelo assume a liderança no programa ECRS Mk1. Isso irá garantir que todos os operadores do Typhoon tenham uma capacidade atualizada para sua frota.
Atualizações técnicas, como o desenvolvimento de um novo sistema de radar, estão sendo realizadas a fim de manter o Typhoon relevante para desafios futuros, ajudando-o a continuar a ser um caça europeu líder em sua classe quase três décadas após seu voo inaugural.
DIVULGAÇÃO: Hensoldt