Já em fevereiro de 2018, a Airbus Defence and Space oferecia o A320neo como Maritime Patrol Aircraft (MPA) ou para Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), ou Alerta Aerotransportado e Controle Antecipado (AWACS).

Em 23 de outubro de 2020, a agência de compras de defesa francesa DGA (Direction générale de l’armement) confirmou que os estudos de viabilidade para o Sistema de Guerra Aerotransportado Marítimo (Maritime Airborne Warfare System – MAWS) serão lançados dentro de algumas semanas. O MAWS pretende substituir os atuais aviões de patrulha marítima francesa e alemã, o ATL2 (Atlantique 2) e o P-3C Orion respectivamente.

No entanto, os primeiros estudos enfocarão o sistema de missão e combate. Esses estudos envolverão a Thales para o lado francês, Hensoldt, ESG (Elektroniksystem) e Diehl para a Alemanha. Eles serão conduzidos pelo T-HED, uma nova entidade criada para esses estudos específicos. O T-HED está reagrupando Thales, Hensoldt, ESG e Diehl.

Os fabricantes de aeronaves, Airbus e Dassault, serão integrados ao programa MAWS durante a segunda fase dos estudos a partir de 2021.

O atual programa de renovação do Atlantique 2 está bem encaminhado, enquanto a Marinha Alemã decidiu cancelar o programa de modernização do P-3C e aposentar a aeronave em 2025. A Alemanha está procurando alternativas, que incluem o Airbus C295MPA, as versões atualizadas do ATR72 pela Rheinland Air Services e o Boeing P-8A Poseidon.

Se a Alemanha escolher o P-8A Poseidon, eles provavelmente encerrarão a conexão francesa. Mas se eles escolherem uma solução provisória com C295MPA ou ATR72, o programa MAWS ainda pode ir em frente.

De acordo com os bancos de dados da Scramble Magazine, a França tem 23 ATL2s operacionais e a Alemanha 7 aviões P-3C Orions operacionais.

FONTE: Scramble Magazine

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