Boeing vai cortar mais empregos por causa do 737 MAX e da Covid
A Boeing Co relatou sua quarta perda trimestral consecutiva na quarta-feira, com a pandemia de coronavírus e o encalhe do 737 MAX continuando a prejudicar as vendas, enquanto reafirma sua expectativa de que as entregas do jato nos EUA sejam retomadas antes do final do ano.
A fabricante de aviões dos EUA também disse que estava mantendo a cadência de produção de corredor duplo profundamente reduzidas anunciadas em julho, bem como a meta de atingir uma cadência de construção de 31 narrow-bodies por mês no início de 2022.
A pandemia COVID-19 quase paralisou as viagens aéreas, levando as principais companhias aéreas à beira da falência e forçando-as a buscar ajuda do governo, cortar custos e adiar as entregas de aeronaves – quando a Boeing recebe a maior parte do dinheiro pelos novos jatos.
“Embora perder dinheiro e queimar mais de US$ 5 bilhões em três meses dificilmente seja uma boa notícia, pelo menos não foi pior do que isso”, escreveu o analista Rob Stallard da Vertical Research Partners em uma nota.
O diretor financeiro Greg Smith disse que a Boeing está pronta para cortar a produção do 787 novamente se necessário, já que alguns analistas questionaram por que a Boeing não cortou a produção antes, resultando em um estoque de 50 jatos não entregues.
O presidente-executivo Dave Calhoun disse aos funcionários que a Boeing agora espera eliminar cerca de 30.000 empregos para alcançar uma força de trabalho de cerca de 130.000 até o final de 2021. Isso é 11.000 a mais do que o discutido anteriormente, com 7.000 postos extras desaparecendo devido ao aumento das dispensas voluntárias ou involuntárias e o restante por meio de atrito.
FONTE: Reuters