Por Mairton Melo*

Fomos convidados para participar do Simpósio Operacional de apresentação do F-39, ocorrido na Base Aérea de Brasília. O evento contou com apresentação da Força Aérea Brasileira (FAB), Embraer e Saab.

A FAB informou que o projeto do Gripen segue dentro do planejado. Em 2021 ela espera reeceber 4 aeronaves, ao mesmo tempo em que os primeiros F-5 começarão a ser desativados.

Em 2024 será a vez de começar a aposentar algumas unidades do AMX. E de 2021 até 2026 serão entregues os 36 Gripens adquiridos.

Jackson Schneider, CEO da Embraer Defesa e Segurança, enfatizou em sua apresentação o ganho na capacidade operacional da Embraer ao participar do desenvolvimento do Gripen NG, deixando claro que a empresa em um futuro próximo, terá capacidade de desenvolver seu próprio avião de combate de nova geração.

Destacou também que a partir de 2022 a fábrica em São Bernardo começará a produção de várias unidades do Gripen.

Micael Johansson, CEO da SAAB, começou o discurso pedindo desculpas. Nas palavras dele: não tenho tanta confiança em falar português, então vou falar em inglês pois será melhor do que em sueco.

Interesse da Suécia no C-390

A apresentação iniciou enaltecendo os ganhos da colaboração entre Brasil e Suécia no desenvolvimento do novo avião, destacando a transferência de tecnologia, cooperação entre as empresas envolvidas, a produção no Brasil e a criação do centro de excelência para construção do Gripen F, a versão biposto do avião.

Ao final, ele declarou que a Suécia possui interesse na compra do C-390.

*Essa matéria contou com o apoio de Mairton Melo, do canal de plastimodelismo ToyHobby. Clique no banner para conhecer o canal:

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