Novos Eurofighters para a Espanha
A Eurofighter apresentou propostas para a substituição dos F-18 da Força Aérea Espanhola, que estão baseados nas Ilhas Canárias.
A Espanha está procurando garantir 20 novas aeronaves Eurofighter Typhoon para aumentar sua frota existente sob o chamado Projeto Halcon.
A Airbus está em processo de negociações com o governo espanhol para amadurecer a proposta e um contrato para as 20 aeronaves deverá ser assinado em 2021.
As 20 aeronaves Eurofighter Typhoon mais recentes contariam com o radar E-Scan, que está atualmente em desenvolvimento. A frota de Eurofighter da Força Aérea Espanhola tem 73 aviões.
O último Eurofighter da Força Aérea Espanhola de pedidos originais foi entregue no início deste ano. Uma vez que o Projeto Halcon for acordado, ele garantirá a fabricação do Eurofighter e o trabalho de montagem final nas instalações da Airbus em Getafe até pelo menos 2030.
A Espanha apoiou o programa Eurofighter desde o seu início. Em troca, utilizou o programa para desenvolver uma indústria aeronáutica robusta, o que, por sua vez, proporcionou à Espanha independência tecnológica.
FONTE: Eurofighter GmbH