China faz a 1.711ª intrusão no espaço aéreo de Taiwan na véspera do Dia Nacional

50

TAIPEI — Uma aeronave da Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) invadiu a zona de identificação de defesa aérea de Taiwan (ADIZ) na sexta-feira (9 de outubro), um dia antes do Dia Nacional de Taiwan, marcando a 1.711ª intrusão da PLAAF no espaço aéreo do país insular somente em 2020.

As aeronaves da PLAAF têm violado agressivamente o ADIZ de Taiwan, que serve como um buffer entre o espaço aéreo internacional e o espaço aéreo territorial do país, quase diariamente desde meados de setembro. Na sexta-feira de manhã às 7h45, um Shaanxi KJ-500, uma aeronave chinesa de alerta aéreo antecipado e controle, avançou a uma altitude de aproximadamente 7.000 metros no canto sudoeste do ADIZ. A Força Aérea de Taiwan transmitiu duas mensagens pedindo que a aeronave retornasse.

O piloto da PLAAF respondeu dizendo que estavam conduzindo um exercício de rotina e pediu à Força Aérea de Taiwan que não interferisse em suas operações normais, de acordo com áudio divulgado pelo rastreador de aeronaves militares local Southwest Air space of TW.

Os militares taiwaneses estão programados para conduzir um exercício contra as incursões do PLA no canto sudoeste da ADIZ na sexta-feira.

Enquanto se intrometia no ADIZ de Taiwan na manhã de quarta-feira (7 de outubro), outro piloto da PLAAF transmitiu a mesma mensagem dizendo que estava passando por um treinamento de rotina e pediu aos militares de Taiwan que não interferissem em suas operações normais.

Mais tarde naquele dia, o ministro da Defesa de Taiwan, Yen Teh-fa, disse aos legisladores que aeronaves militares chinesas foram avistadas 1.710 vezes no espaço aéreo de Taiwan neste ano e navios de guerra chineses vistos 1.029 vezes em águas próximas.

FONTE: Taiwan News

wpDiscuz