Van Halen e a história do vídeo dos Blue Angels
Em 1986, a banda Van Halen estava em transição, depois de marcar um grande sucesso comercial com o álbum 1984, que incluiu seu primeiro single nº 1, “Jump”. As palhaçadas e a personalidade dominadora do vocalista David Lee Roth haviam se tornado demais para o resto da banda e eles decidiram se separar. Os críticos questionaram se Van Halen poderia continuar sem o carismático Roth servindo como líder. O anúncio de que o “Red Rocker” – Sammy Hagar – seria o substituto de Roth foi recebido com reações mistas dos fãs.
Por isso, foi uma surpresa para muitos quando o 5150, o primeiro álbum de Van Halen gravado com Hagar como vocalista, rapidamente liderou as paradas com a força do primeiro single “Why Can’t This Be Love”? O que tornou esse feito mais notável foi o fato de Van Halen se recusar a produzir qualquer videoclipe em apoio ao álbum. Na época, os vídeos eram considerados uma necessidade absoluta para promover novos lançamentos. Era prática do setor cobrar das bandas os custos de produção dos vídeos, mas Van Halen sustentava que as despesas de promoção e associadas eram de responsabilidade de sua gravadora, a Warner Bros.
Com um álbum de sucesso nas mãos, a Warner Bros estava ansiosa para manter o ritmo com um segundo single, para que eles começassem a pensar em como poderiam fazer um vídeo rápido e barato. Um de seus executivos havia visto recentemente o sucesso de bilheteria Top Gun e achou que o filme seria ainda melhor com uma trilha sonora de rock (ele deve ter considerado “Danger Zone”, de Kenny Loggins, um pouquinho adocicada). Usando o filme de Tom Cruise como inspiração, a Warner Bros decidiu produzir um vídeo com os Blue Angels da Marinha dos EUA e depois lançá-lo para coincidir com o feriado do Dia da Independência.
Da McDonnell Douglas, a Warner Bros obteve imagens de dez anos dos Blue Angels voando no A-4F Skyhawk II e decidiu que a faixa crescente de Van Halen “Dreams” era uma combinação perfeita. Como Van Halen não estava pagando a conta, a banda aprovou. A Marinha dos EUA também teve o prazer de ajudar o esforço, porque o vídeo ajudaria a comemorar o 40º aniversário do Blue Angels. Uma vez que todas as partes concordaram, o vídeo de corte rápido dos Blue Angles executando suas manobras foi editado em três dias.
Inicialmente, o vídeo pretendia ter uma exibição muito limitada exclusivamente na MTV durante o Liberty Weekend de julho, que foi uma celebração especial da restauração e do centenário da Estátua da Liberdade. Foi colocado em grande divulgação e foi ao ar quatro vezes por dia. A resposta maciça gerada pegou a Warner Bros, Van Halen e a Marinha de surpresa. A MTV foi inundada por telefonemas de telespectadores que queriam saber mais sobre o Blue Angels e onde poderiam obter cópias do vídeo.
A Marinha ficou empolgada. Logo após o comercial de recrutamento de duas horas que era Top Gun, eles agora tinham um videoclipe eletrizante de uma das bandas de rock mais populares do país sendo visto por milhões de adolescentes. O Comando de Recrutamento da Marinha estava alcançando seu público-alvo e não lhes custara nada. De fato, todos os envolvidos colheram recompensas. A MTV teve um vídeo chamativo, Van Halen alcançou outro single de sucesso em “Dreams” (chegando ao 22º lugar nas paradas) enquanto conseguiu se manter firme ao não pagar pelo vídeo, e a Warner Bros acumulou mais vendas de álbuns devido à sua promoção barata. Por esses motivos, todas as partes concordaram em estender o uso do vídeo indefinidamente.
A Warner Bros expandiu a distribuição do vídeo para fliperamas, shoppings e hotéis. A Marinha aproveitou ao máximo o presente inesperado compartilhando cópias do vídeo com suas 2.200 estações de recrutamento, além de escolas e hospitais. Não há dados que indiquem exatamente quantos recrutas a Marinha conquistou devido ao vídeo “Dreams”, mas, sem dúvida, aumentou a conscientização e atraiu a atenção positiva de uma população importante durante o verão de 1986.
Van Halen e Sammy Hagar gravaram mais três álbuns # 1 sem pagar por nenhum videoclipe do próprio bolso. Hagar estima que economizou US$ 4 milhões para a banda. Hagar também disse que se ele fosse forçado a escolher sua música favorita de Van Halen, ele escolheria “Dreams”.
No mesmo ano em que o vídeo de “Dreams” foi lançado, os Blue Angels substituíram seus Skyhawks por F/A-18 Hornets. Eles ainda se apresentam regularmente e deslumbram o público em todo o país.
Dreams
Van Halen
World turns black and white
Pictures in an empty room
Your love starts fallin down
Better change your tun, yeah
Reach for the golden ring
Reach for the sky
Baby just spread your wings
We’ll get higher and higher
Straight up we’ll climb
We’ll get higher and higher
Leave it all behind
Run, run, run away
Like a train runnin off the track
Got the truth gets left behind
Falls between the cracks
Standing on broken dreams
Never losin’ sight, ah
Spread your wings
We’ll get higher and higher
Straight up we’ll climb
We’ll get higher and higher
Leave it all behind
So baby dry your eyes, save all
The tears you’ve cried
Oh that’s what dreams are made of
‘Cause we belong in a world that must be strong
Oh that’s what dreams are made of
We’ll get higher and higher
Straight up we’ll climb
Higher and higher leave it all behind
Oh we’ll higher and higher who knows
What we’ll find
So baby dry your eyes, save all
The tears you’ve cried
Oh that’s what dreams are made of
Oh baby we belong in a world that must be strong
Oh that’s what dreams are made of
And in the end on dreams we will depend
‘Cause that’s what love is made of
FONTE: Naval History Blog – US Naval Institute