Caça Su-30 é abatido acidentalmente por um Su-35 na Rússia
Segundo fontes, o avião foi acidentalmente abatido por um caça Su-35 que voava com ele durante uma missão de treinamento. Em vez de disparar fotos, o Su-35 deu um tiro real por algum motivo desconhecido
O caça Sukhoi Su-30 que caiu na região de Tver no dia 22 de setembro na Rússia foi derrubado acidentalmente por outra aeronave de combate, segundo fontes da TASS e REN TV.
Segundo a emissora de TV, o Su-30 realizava o voo de treinamento junto com o caça Su-35. De acordo com o plano, ele deveria fazer um ensaio fotográfico – para fotografar a aeronave perseguida pela câmera após entrar no alvo. Em vez disso, porém, o Su-35 disparou um tiro de um canhão.
A REN TV afirma que uma avaria técnica pode ser a razão para isso. O canal 112 do Telegram esclarece que os investigadores não descartam um tiro espontâneo ou erro dos serviços técnicos de solo, que não desativaram o canhão.
Os pilotos conseguiram ejetar e o caça caiu em uma área arborizada, de acordo com a TASS, perto da vila de Dornikovo, no distrito urbano de Vyshnevolotsk. Uma comissão do Distrito Militar Ocidental foi ao local do acidente para estabelecer as causas do acidente.
O caça Su-30 foi criado no final dos anos 1980 e está em operação desde 1992. A aeronave foi projetada para ganhar supremacia aérea, destruir alvos aéreos, terrestres e marítimos, inclusive à noite e em condições meteorológicas difíceis.
É operado além dos sistemas aeroespaciais russos na China, Índia e outros países. São conhecidos cerca de 19 casos de acidentes com essa aeronave desde 1999, incluindo o mais recente.
Na aviação russa, o acidente anterior com uma aeronave desse tipo ocorreu em maio de 2018. Um caça caiu no mar, após decolar da base aérea de Khmeimim. Ambos os pilotos morreram.
O Su-35 é um caça pesado moderno da geração 4++, que é um produto da profunda modernização do Su-27. Seu desenvolvimento foi realizado após o colapso da URSS e fez seu primeiro voo em 2008. Está a serviço desde 2014.
FONTE: rbc.ru