Concepção de um caça de 6ª Geração

Concepção artística do NGAD

Em seu discurso no segundo dia da Air, Space & Cyber ​​Conference virtual da Air Force Association, em 15 de setembro de 2020, o Dr. Will Roper, secretário adjunto da Força Aérea dos EUA para Aquisição, Tecnologia e Logística, revelou que um demonstrador anterior não divulgado para o programa Next Generation Air Dominance (NGAD) começou os testes de voo.

“Já construímos e pilotamos um demonstrador de voo em escala real no mundo real”, confirmou Roper ao Defense News, “e quebramos recordes ao fazê-lo. Estamos prontos para construir a aeronave de próxima geração de uma forma que nunca aconteceu antes.”

Se o demonstrador deve ser entendido como um verdadeiro protótipo para o Next Generation Air Dominance (NGAD) é incerto – claro, também pode ser uma aeronave não tripulada – mas está claro que o esforço dos EUA para colocar um caça de nova geração está se acelerando agora que atingiu a fase de testes em voo.

Com base na natureza do programa NGAD, parece mais provável que a aeronave em questão seja um demonstrador de tecnologia que será usado para esforços de redução de risco e para ajudar a provar os principais conceitos que poderiam sustentar o programa NGAD. Talvez por coincidência, tenha havido um aumento notável na atividade de teste de voo no sudoeste dos Estados Unidos recentemente, o que poderia apontar, pelo menos em parte, para testes relacionados ao NGAD.

Embora a referência de Roper à quebra de “recordes” possa evocar imagens de aviões X tripulados ultrapassando os limites, pode igualmente referir-se a avanços feitos no projeto e no caminho de desenvolvimento da aeronave, que é conhecido por fazer uso da nova engenharia digital “eSeries” adotada pela Força.

Seja qual for o caso, a Força Aérea dos EUA construiu e voou algum tipo de aeronave experimental em segredo, mas Roper não forneceu mais detalhes para sugerir se mais de um exemplar foi completado, ou quantas surtidas podem ter sido registradas até agora. O (s) fabricante (s) da aeronave também permanece um mistério, assim como sua designação.

Os últimos novos protótipos de caça norte-americanos conhecidos a voar foram o Boeing X-32 e o Lockheed Martin X-35, que competiram no programa Joint Strike Fighter no início dos anos 2000.

O anúncio de qualquer nova aeronave de combate é um evento incomum e o sigilo em torno da iniciativa NGAD torna esta última divulgação ainda mais fascinante. Embora possamos apenas esperar que mais detalhes surjam em breve, o histórico do programa NGAD sugere que provavelmente não devemos prender a respiração.

FONTE: The Drive / The War Zone

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