Oficial do Comando dos EUA na África fornece datas de duas perdas de MiG-29 e reitera as conexões dos jatos com o Grupo Wagner

O Comando da África dos EUA diz que pelo menos dois caças MiG-29 Fulcrum, possivelmente pilotados por mercenários russos, caíram na Líbia.

Jared Szuba, o correspondente do Pentágono para o AI-Monitor, tweetou que um dos jatos foi aparentemente perdido em 28 de junho, enquanto o outro caiu em 7 de setembro de 2020. Esta informação veio em um comunicado do contra-almirante Heidi Berg, Diretor de inteligência do Comando da África (AFRICOM) dos EUA.

Outro tweet indica que Berg acredita que “aviões de caça russos”, presumivelmente MiG-29s também, mas potencialmente também aviões de ataque Su-24 Fencer, realizaram ataques aéreos na Líbia.

Szuba, do AI-Monitor, repetiu a afirmação do AFRICOM de que as aeronaves russas estão sendo operadas por empreiteiros paramilitares do Grupo Wagner. Esta organização tem ligações muito próximas com a agência de inteligência militar do Diretório Principal da Rússia, mais conhecida pela sigla russa GRU.

FONTE: The Drive/The War Zone

wpDiscuz