Concepção artística de um drone de combate voando com um F-35

KIELCE, Polônia — Com a Polônia pronta para adquirir 32 caças F-35A sob um acordo assinado em janeiro, o fabricante da aeronave, Lockheed Martin, está se preparando para fornecer ao país drones de longo alcance para melhorar o funcionamento das capacidades do F-35.

“Tanto os EUA quanto a Polônia estão interessados ​​em uma capacidade de UAS de próxima geração”, disse Jack O’Banion, vice-presidente de estratégia e requisitos do cliente da divisão Skunk Works da Lockheed Martin, em uma coletiva de imprensa antes do show da indústria de defesa MSPO. “Vimos o Plano de Modernização Técnica do Ministério da Defesa da Polônia, que foi lançado no ano passado, que descreve a necessidade do UAS.”

O’Banion disse que a empresa viu “uma sobreposição significativa” entre os requisitos táticos dos EUA e da Polônia para novos drones, e está muito interessada em criar parcerias com fabricantes de defesa locais para desenvolver e produzir em conjunto sistemas aéreos não tripulados.

As entregas do F-35 estão previstas para começar em 2024. A Polônia vai adicionar os caças à sua frota de 48 jatos F-16 C/D Block 52+.

O contrato de US$ 4,6 bilhões para os jatos permitirá que a Polônia substitua seus desatualizados Sukhoi Su-22 e Mikoyan MiG-29 de projeto soviético por caças de quinta geração.

FONTE: Defense News

wpDiscuz