FC-31

FC-31

Foto que circula online sugere que ele passou por modificações, incluindo melhorias na cobertura da cabine e na aerodinâmica

Aparentemente, uma empresa de aviação chinesa está testando seu novo jato de caça stealth, que visa se equiparar aos F-35s americanos, e que pode ser um candidato para sua próxima geração de aviões de combate embarcados.

O último protótipo da quinta geração do FC-31 (J-31) Gyrfalcon pode ter sofrido uma série de modificações, de acordo com uma fotografia que circula na rede social Weibo, que parece mostrar a aeronave em um voo recente, mas não pode ser verificada.

O caça stealth aparece usando seus pós-combustores à medida que ganha altitude, com o logotipo da desenvolvedora estatal Aviation Industry Corporation of China (AVIC) claramente visível na cauda do jato.

Diferente das versões anteriores, parece que o protótipo mais recente não tem mais um dispositivo de medição de velocidade localizado no nariz, sugerindo que ele pode ter sido substituído por aviônicos instalados, como um radar de varredura eletrônica ativa – AESA.

A cobertura transparente sobre a cabine também parece ter mudado para um design mais parecido com o usado em outro caça stealth da China, o J-20.
Também pode ter havido modificações para melhorar a aerodinâmica do jato, de acordo com a foto.

Mas a aeronave parece ter mantido os motores turbofan gêmeos WS-13 dos FC-31 anteriores. O motor é baseado em um design soviético dos anos 1970 e é visto como uma limitação em termos de função do caça a jato e capacidades furtivas.

Concepção em 3D do FC-31 naval

O FC-31 é o segundo jato de combate stealth desenvolvido na China, depois do J-20. Ele fez seu voo inaugural em 2012 e apareceu em vários shows aéreos na esperança de atrair compradores estrangeiros — a AVIC esperava que pudesse competir com o americano Lockheed Martin F-35 — mas não conseguiu atrair nenhum. A Força Aérea Chinesa também se recusou a fazer qualquer pedido, embora tenha sido projetado principalmente para uso pela Força.

Mas o progresso recente do FC-31 sugere que seu desenvolvedor mudou o foco para uma versão naval do caça stealth, de acordo com analistas militares, especialmente depois que uma unidade de pesquisa e desenvolvimento da AVIC disse que pretendia começar a testar um novo jato no próximo ano.

Por ser mais leve e menor que o J-20, o FC-31 pode ser uma opção melhor para o porta-aviões de próxima geração da Marinha do PLA, que deverá ter um sistema de lançamento de catapulta e precisará de um caça stealth mais avançado do que o J-15 — seu único caça baseado em porta-aviões em serviço.

O FC-31 tem especificações amplamente semelhantes ao F-35 Lightning II. Ele tem um peso máximo de decolagem de 25 toneladas, um alcance de combate de 1.200 km (746 milhas) e uma velocidade máxima de Mach 1.8, ou 2.205 km/h (1.370 mph).

Em comparação, o F-35 tem um peso máximo de decolagem de 27 a 32 toneladas, um alcance de até 2.200 km (1.367 milhas) e uma velocidade máxima de Mach 1.6. O FC-31 chinês tem uma carga útil de armas de 8 toneladas, em comparação com 6,8 a 8,1 toneladas dos F-35 americanos.

FONTE: South China Morning Post

wpDiscuz