Rússia decide tornar o drone de combate ‘Okhotnik’ em interceptor de longo alcance
Uma fonte da indústria aeronáutica observou que o voo do Okhotnik será coordenado simultaneamente a partir de pontos de controle de solo, de caças Su-57 tripulados e via satélites
MOSCOU, 27 de agosto. /TASS/. O Ministério da Defesa da Rússia propôs o uso do veículo pesado não tripulado (UAV) “Okhotnik” para interceptação de longo alcance de alvos aéreos. Isso foi relatado à TASS por uma fonte da indústria aeronáutica durante a exibição do Army 2020.
“De acordo com o conceito de uso proposto pelo ministério, o Okhotnik com armas de longo alcance será desdobrado nas linhas de vários milhares de quilômetros para interceptar aeronaves inimigas, ou seja, atacará alvos aéreos antes mesmo de se aproximarem da zona de defesa aérea”, disse a fonte da agência.
A fonte observou que o voo do Okhotnik será coordenado simultaneamente a partir de postos de controle de solo, de caças Su-57 tripulados e via satélites.
Ao mesmo tempo, o interlocutor acrescentou, graças à inteligência artificial, o “Hunter” será capaz de realizar missões de combate de forma independente. “Presume-se que este UAV também terá um modo de operação totalmente autônomo e será capaz de buscar independentemente por certos tipos de alvos, reportá-los e atacar”, disse a fonte.
Sobre o ‘Hunter’
O drone Okhotnik desenvolvido no bureau de projetos da Sukhoi é feito de acordo com o esquema de “asa voadora” com o uso de tecnologia furtiva, o que reduz sua assinatura de radar. Segundo fontes abertas, o peso de decolagem do veículo é de até 20 toneladas, a velocidade máxima de voo é de cerca de 1.000 km/h.
O “Hunter” foi ao ar pela primeira vez em 3 de agosto de 2019, o voo durou mais de 20 minutos sob o controle do operador. Em 27 de setembro do ano passado, o UAV voou junto com o caça Su-57. O drone manobrou no ar em modo automático a uma altitude de cerca de 1.600 m, a duração do voo foi de mais de 30 minutos.
Como disse Yury Slyusar, Diretor Geral da United Aircraft Building Corporation, no fórum Army 2020 em 25 de agosto, um grande pedido é esperado para os Okhotnik, cujas entregas em série estão planejadas para começar em 2024.
FONTE: TASS