O Exército de Libertação Popular da China (PLA) revelou seu mais recente tipo de helicóptero de transporte, o Z-8L, o primeiro da classe de 15 toneladas na China. O novo helicóptero é capaz de transportar um veículo de assalto todo-o-terreno e outro equipamento pesado. Espera-se que ele entre em serviço com tropas de assalto aéreo e desempenhe um papel importante em vários cenários, incluindo missões de assalto anfíbio, disseram especialistas na terça-feira.

Em sua primeira aparição pública oficial, um helicóptero Z-8L afiliado a uma unidade de voo de teste do PLA com base em Jiangxi passou recentemente por uma série de testes para carregar e içar um veículo de assalto todo terreno Bobcat para examinar a estabilidade e segurança do procedimento de transporte, relatou a revista Aerospace Knowledge de Pequim no fim de semana.

Desenvolvido na China e baseado no Z-8 original e sendo outra variante do Z-8 além do Z-8G, o Z-8L tem um corpo mais largo para que possa acomodar um veículo de assalto todo-o-terreno Bobcat dentro de sua cabine bem protegida, cujo tamanho é comparável à do helicóptero Mi-17 fabricado na Rússia, disse a reportagem da revista, observando que o Z-8L de tamanho maior é o primeiro helicóptero da classe de 15 toneladas do PLA.

Em comparação, o Z-8 original pertence à classe de 13 toneladas, e o outro novo helicóptero do PLA, o Z-20, pertence à classe de 10 toneladas.

O Z-8L tem uma fuselagem mais larga e mais baixa comparada à do Z-8G

Modelo da AVIC do Z-8L
Arte em 3D do Z-8L

Equipado com um novo tipo de dispositivo fotoelétrico e sistemas de autodefesa, incluindo receptor de alerta de radar e decoys infravermelhos, o Z-8L tem maior capacidade de sobrevivência, disse a revista.

O Z-8L será comissionado nas forças de assalto aéreo do PLA para melhorar o transporte abrangente das tropas e a capacidade geral de combate, disse a reportagem.

Além de operar em uma ampla variedade de terrenos, incluindo planícies, vales e planaltos, o Z-8L também pode participar de missões de assalto anfíbio cruzando o mar quando embarcado em navios anfíbios de desembarque e assalto, disse ao Global Times um especialista militar chinês que pediu para não ser identificado.

Vários Z-8Ls transportando veículos de assalto todo-o-terreno significam que as tropas de assalto vertical terão veículos para usar no momento em que estiverem com os pés no solo, o que lhes permitirá ganhar oportunidades táticas cruciais, disse o especialista.

O PLA tem dado grande importância aos helicópteros e táticas de assalto vertical em suas missões de desembarque anfíbio. Lançou dois navios de assalto anfíbio Type 075, também conhecidos como porta-helicópteros, desde 2019.

Além disso, vários tipos de helicópteros ligados ao 71º Grupo das Forças Terrestres do PLA praticaram recentemente decolagem e pouso, reabastecimento e reparo de emergência em um navio semissubmersível civil no Mar Amarelo, informou a China Central Television na semana passada.

O especialista naval Li Jie, baseado em Pequim, disse ao Global Times em uma entrevista anterior que os navios semissubmersíveis têm grandes conveses e podem servir como porta-helicópteros temporários, plataformas de pouso e centros de manutenção.

Em uma grande missão potencial em grandes ilhas ou recifes, eles podem ser desdobrados para se tornarem plataformas de retransmissão marítima para estender o raio de combate dos helicópteros, disse Li.

Z-8L (no alto) comparado ao Z-8G
Z-8G, Z-8L e Z-20
Comparação da largura da fuselagem do Z-8/18 original e do Z-8L
Veículo dentro do Z-8L
O Z-8G é mais alto
Z-8G
Z-8G
Z-8G
Z-8G
Família Z-8/SA321 que precedeu os Z-8G/L

FONTE: Global Times

wpDiscuz