Índia envia caças LCA Tejas à fronteira com o Paquistão
Dando seguimento a um enorme aumento militar na fronteira entre a Índia e a China, a Força Aérea Indiana (IAF) fortaleceu sua fronteira oeste e desdobrou seus jatos LCA Tejas (LCA).
“O LCA Tejas foi desdobrado pela Força Aérea Indiana na frente ocidental perto da fronteira com o Paquistão para cuidar de qualquer possível ação do adversário ali”, disse uma fonte do governo e citada pela ANI.
De acordo com a reportagem, o primeiro esquadrão do caça autóctone – 45 Squadron (Flying Daggers), que era baseado em Sulur sob o Comando Aéreo do Sul, foi destacado para um papel operacional na área.
Com o aumento das tensões na Linha de Controle Real (LAC), a China e a Índia têm um grande acúmulo no leste de Ladakh – o foco da disputa entre as tropas de ambos os lados, onde a Índia perdeu 20 soldados.
No discurso do dia da independência, os jatos desenvolvidos pela Hindustan Aeronautics Limited (HAL) foram recentemente elogiados pelo primeiro-ministro Narendra Modi. Ele também anunciou o acordo de compra da versão LCA Mk IA. O comentário é visto como um impulso para a campanha ‘Make in India’ para impulsionar a produção local de defesa.
Em meio ao aumento das tensões entre as duas nações dotadas de armas nucleares, o contrato de 83 caças Mark 1A deve ser finalizado até o final deste ano. Pode-se notar que o primeiro esquadrão de caças autóctones consiste em aeronaves com a versão Initial Operational Capability (IOC).
O segundo esquadrão consiste em caças da versão Full Operational Capability (FOC), que foram operacionalizados pelo chefe da Força Aérea RKS Bhadauria na base aérea de Sulur em 27 de maio.
As bases aéreas avançadas da Força Aérea Indiana (IAF) estiveram diligentemente envolvidas em operações ao longo das fronteiras oeste e norte. Também realizaram operações diurnas e noturnas durante as recentes tensões com a China ao longo da Linha de Controle Real (LAC) e está realizando extensas operações de voo nos últimos dias.
FONTE: The EurAsian Times