Míssil MICA

Míssil MICA

O novo míssil MICA multi-alvo ar-ar adquirido da França foi testado com sucesso em uma missão secreta pela Força Aérea Indiana (IAF) a partir dos jatos Rafale recém-adquiridos

Ao largo da costa de Odisha, vários disparos de mísseis ar-ar foram conduzidos a partir dos jatos franceses e russos. “Todos os parâmetros da missão foram cumpridos quando o alvo foi destruído, validando o envelope de lançamento do míssil. O míssil equipará os caças Sukhoi e Rafale”, disse um oficial de defesa ao The Express.

Fontes da defesa disseram que o míssil MICA ar-ar de múltiplos alvos foi disparado do Sukhoi Su-30 MKI pela primeira vez, destruindo com sucesso os Expendable Aerial Targets (EATs), demonstrando suas capacidades.

Após a decisão de integrar o míssil com os jatos Rafale de origem francesa, a IAF testou dois mísseis ar-ar MICA Beyond Visual Range (BVR) na segunda e terça-feira. A aeronave decolou da base aérea de Kalaikunda, em Bengala Ocidental, e disparou o míssil que neutralizou com sucesso o drone aéreo, que imitava aeronaves inimigas em baixa altitude.

Su-30MKI da IAF
MICA – cabeças de busca EM e IR – foto MBDA

Desenvolvido pela MBDA, o MICA é um sistema de mísseis para todos os climas disponível para o Rafale e as versões mais recentes do Mirage 2000-5. O míssil de 3,1 metros de comprimento tem um diâmetro de 0,16 m e pesa cerca de 112 kg.

De acordo com o site oficial da MBDA, possui um alto nível de flexibilidade tática para atender aos mais exigentes requisitos operacionais: capcidade além do alcance visual (BVR), vários alvos/disparos múltiplos, desempenho de curto alcance (SR) aprimorado e flexibilidade máxima para aeronaves com funções múltipla/swing role. O MICA supera outros mísseis BVR com sua capacidade única de interceptação furtiva fornecida por seu buscador passivo.

“A IAF está em processo de atualização de seus esquadrões. Também está em processo de aquisição do míssil Meteor do fabricante europeu de armas MBDA. O Rafale será equipado com MICA e Meteor”, disse o oficial.

Na semana passada, a IAF também conduziu com sucesso dois disparos de teste do míssil ar-ar R-77 adquirido da Rússia. O míssil guiado ar-ar de médio alcance R-77 tem cerca de 3,6 metros de comprimento e 200 mm de diâmetro. Ele pesa cerca de 175 kg.

Ambos os testes foram habilitados pela Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO), que forneceu apoio logístico para a realização dos dois testes.

Míssil R-77

FONTE: The EurAsian Times

wpDiscuz