O segundo protótipo de Bayraktar Akıncı, um Veículo Aéreo de Combate Não Tripulado (UCAV) de ponta desenvolvido pela Turquia, completou seu primeiro voo de teste.

O voo de teste do drone, desenvolvido pelo fabricante líder de drones do país, Baykar Makina, foi realizado no Centro de Treinamento e Voo Bayraktar Akıncı no Comando da Base do Aeroporto de Çorlu, na província de Tekirdağ no noroeste da Turquia no dia 13 de agosto.

Como parte do Teste de Verificação e Identificação do Sistema, o protótipo decolou às 17h28 horário local e permaneceu no ar por 1 hora e 2 minutos, informou a fabricante em comunicado.

Em 6 de agosto de 2019, o primeiro protótipo do drone de combate completou seu voo inaugural. O protótipo PT-1 do UCAV Akıncı fez seu segundo voo em 10 de janeiro.

Durante o segundo voo de teste, o Akıncı permaneceu no ar por 1 hora e 6 minutos, atingindo uma altitude de 5.000 pés.

O último voo de teste foi o terceiro, realizado no âmbito do projeto Bayraktar Akıncı. Os testes posteriores serão realizados em dois protótipos a partir de agora.

O diretor de tecnologia da Baykar, Selçuk Bayraktar, disse que o drone de combate completou com sucesso todos os segmentos do teste de voo.

A entrega inicial do Akıncı UCAV está prevista para ser feita ao longo deste ano, enquanto o processo de integração do terceiro protótipo está em andamento.

O UCAV, que pode voar por até 24 horas a uma altitude máxima de 40.000 pés, tem envergadura de 20 metros (65 pés) e capacidade de carga de 1.350 quilogramas (2.976 libras).

O peso máximo de decolagem de Akıncı é 5.500 kg. Tem dois motores de 450 shp, mas pode ser equipado com motores de 750 shp ou motores de 240 shp de fabricação local.

Com o UCAV Akıncı, a Turquia se tornará um dos três únicos países capazes de produzir esta classe de drones.

FONTE: Daily Sabah

wpDiscuz