A aeronave de combate não tripulada (UCAV) Dark Sword da China — conhecida também como Anjian, reapareceu (pelo menos em arte digital) como uma espécie de “loyal wingman” junto a um caça J-20 biposto, seguindo a mesma tendência do Ocidente.

Em junho de 2018, uma imagem de um demonstrador de tecnologia em grande escala do UCAV Anjian (Espada Negra) apareceu em portais de notícias e mídias sociais chineses.

Desenvolvido pela Shengyang Aircraft, subsidiária da Aviation Industry Corporation of China (AVIC), o Dark Sword se assemelha fortemente a um modelo que foi visto pela primeira vez em 2006.

O design aerodinâmico apresenta canards à frente de uma asa delta, estabilizadores verticais duplos inclinados e um único motor. A imagem mais recente também sugere um design de entrada ar do tipo diverterless supersonic inlet (DSI), semelhante à encontrada no caça Shenyang J-10C.

A publicidade de 2006 descrevia o Dark Sword como uma “plataforma supersônica, supermanobrável e de baixa observação para futuras missões ar-ar”.

O Dark Sword parece ser de tamanho semelhante ao Chengdu J-20, e observadores chineses estimam que o UCAV possui especificações semelhantes às do caça de quinta geração, com peso de decolagem de cerca de 15 toneladas, carga útil de uma tonelada e raio operacional de aproximadamente 1.000 km.

Se projetado para combate ar-ar, o UCAV poderia superar os caças tripulados ocidentais, com taxas de giro além de 9 g.

Tendo introduzido com sucesso o J-20 e sua tecnologia stealth para serviço, a China está transferindo rapidamente essas características para plataformas não tripuladas.

O UCAV Dark Sword atrás da equipe chinesa

wpDiscuz