KC-390 da FAB pousa em Beirute levando carga de assistência humanitária
O KC-390 da FAB pousou há pouco no Líbano para descarregar cerca de 6 toneladas de medicamentos, alimentos e equipamentos de saúde para o atendimento emergencial das vítimas da explosão em Beirute.
A Força Aérea Brasileira (FAB) emprega duas aeronaves – o KC-390 Millennium e o Embraer 190 VC-2 – na missão especial humanitária brasileira a Beirute, na República Libanesa. Cerca de seis toneladas de carga, que inclui medicamentos, alimentos e equipamentos de saúde, doados pelo Ministério da Saúde e pela comunidade libanesa no Brasil, foram transportadas para Beirute nesta quarta-feira (12).
A decolagem ocorreu da Base Aérea de São Paulo (BASP) rumo a Fortaleza (CE), onde o primeiro intervalo técnico foi realizado. No total, cada aeronave fez cerca de 30 horas de voo.
O Governo brasileiro, conforme decisão do Presidente Jair Bolsonaro, enviou ajuda em resposta às devastadoras explosões que atingiram o porto de Beirute, no dia 4 de agosto.
A decisão foi anunciada no último domingo (9) pelo Presidente da República, em videoconferência com Chefes de Estado e de Governo para tratar das ações internacionais de apoio ao Líbano. O trabalho está sendo coordenado pelos Ministérios das Relações Exteriores, da Defesa e da Saúde, no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, cuja secretaria executiva cabe ao Itamaraty.
A aeronave multimissão KC-390 Millennium, maior aeronave militar fabricada no hemisfério sul, resultado da parceria entre a FAB e a Embraer, participa de sua primeira missão internacional com tripulação composta, exclusivamente, por militares da Força Aérea. Já a aeronave Embraer 190 VC-2 transporta a delegação da missão ao Líbano, chefiada pelo ex-Presidente da República Michel Temer, por convite do Presidente Jair Bolsonaro. Fazem parte da delegação, ainda, Senadores, Autoridades Federais,Representantes da Comunidade Libanesa no Brasil e especialistas em assistência humanitária.
Nesta missão, o Ministério da Saúde envia medicamentos e insumos básicos de saúde como antibióticos, corticoides, analgésicos,ataduras, seringas e cateteres.Além disso, são transportadas mais 100 mil máscaras cirúrgicas, 300 ventiladores pulmonares mecânicos e alimentos, doados pela comunidade de origem libanesa no Brasil.
Trajeto das aeronaves
Ida: Guarulhos – Fortaleza – Ilha do Sal – Valência – Beirute
FONTE: Força Aérea Brasileira