EA-18G Growler voa com o jammer Mid-Band da próxima geração
O Next Generation Jammer Mid-Band (NGJ-MB) da Marinha dos EUA completou com sucesso seu primeiro voo de sistemas de missão com um EA-18G Growler na Naval Air Station Patuxent River, Maryland, no dia 7 de agosto.
“Que dia incrível para a Marinha dos EUA, nossos parceiros australianos e a comunidade Airborne Electronic Attack (AEA)”, disse o capitão Michael Orr, gerente do programa AEA Systems (PMA-234). “Testemunhamos um primeiro voo bem-sucedido com a capacidade NGJ-MB totalmente integrada ao EA-18G Growler, validando os últimos quatro anos de desenvolvimento e os extensos esforços desses últimos meses em preparação. Estou extremamente orgulhoso de todo o governo e da equipe da indústria.”
O primeiro voo, conduzido pelo Air Test and Evaluation Squadron (VX) 23, é uma verificação de segurança de voo (SOF) que garante que os pods possam ser levados com segurança na aeronave EA-18G para voos de teste subsequentes.
“Houve muita discussão sobre como o pod NGJ-MB afetaria o manuseio do Growler e foi empolgante sentir o jato como em qualquer outro voo”, disse o tenente Jonathan Williams, piloto de testes do VX-23. “Temos uma grande equipe de teste a quem agradecer por fazer o hoje acontecer e estou ansioso para ver como a equipe Growler traz todo o potencial do pod NGJ-MB.”
O sistema NGJ-MB, desenvolvido pela Raytheon Intelligence and Space, é parte de um sistema NGJ maior que aumentará e, por fim, substituirá o legado ALQ-99 Tactical Jamming System (TJS) usado atualmente no EA-18G Growler.
O NGJ-MB é um pod de interferência externo que abordará ameaças avançadas e emergentes usando as mais recentes tecnologias digitais, baseadas em software e Active Eletronicically Scanned Array e fornecerá recursos avançados de AEA para interromper, negar e degradar os sistemas de defesa aérea e de comunicação terrestre do inimigo.
“A comunidade AEA confia no ALQ-99 TJS há décadas”, disse o tenente Jonathon Parry, oficial de projeto aeromecânico da NGJ-MB. “Já se foi o tempo dos sistemas isolados de mísseis superfície-ar que operavam em um pequeno espectro de frequência e não se integravam a um Sistema Integrado de Defesa Aérea maior. Os adversários modernos estão desenvolvendo emissores complexos que usam técnicas avançadas para derrotar o bloqueio legado. O NGJ-MB fornecerá novos recursos para a frota para garantir o domínio do espectro contra ameaças atuais e futuras.”
O PMA-234 é responsável por adquirir, entregar e manter os sistemas AEA, fornecendo aos comandantes combatentes recursos que permitam o sucesso da missão.
FONTE: Naval Air Systems Command