Primeiro caça Su-57 deve entrar em serviço até o final do ano
O ministro da defesa russo disse anteriormente que o ministério havia assinado um contrato para 76 jatos Su-57 de quinta geração
MOSCOU, 12 de agosto./TASS/. A Força Aeroespacial da Rússia receberá os mais recentes caças Su-57 de quinta geração e aviões de transporte militar Il-76MD-90A até o final do ano, disse o vice-comandante-em-chefe da Força Aeroespacial, tenente-general Sergei Dronov, na quarta-feira.
“As empresas de defesa estão entregando novas aeronaves à Força Aeroespacial. Em 2020, eles já entregaram aviões de combate Su-34 e Su-35S, aeronaves de treinamento de combate Yak-130 e L-410UVP-E20, helicópteros Mi-8 e Mi-28 em várias modificações. Até o final deste ano, está prevista a entrega dos aviões Il-76MD-90A e Su-57”, afirmou.
O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse anteriormente que o ministério havia assinado um contrato para 76 jatos Su-57 de quinta geração.
O Ministério da Defesa da Rússia também lançou um trabalho este ano para desenvolver a rede de aeródromos para as Forças Armadas russas: os reparos estão planejados para serem concluídos em 14 aeródromos em 2020 e seu número crescerá para mais de 100 até 2027, disse o vice-chefe da Força Aeroespacial.
“Em primeiro lugar, os trabalhos serão realizados nos aeródromos de aeronaves avançadas de transporte de mísseis, das missões de combate de bombardeiros estratégicos com mísseis, inclusive na zona ártica, e nos campos de aviação operacional-tática”, disse Dronov.
Os pilotos militares russos estão comemorando seu feriado profissional em 12 de agosto. O braço da aviação militar da Rússia foi estabelecido em 12 de agosto de 1912, quando o Ministério da Defesa emitiu uma ordem para retirar as questões de aeronáutica e aviação da competência do Departamento de Engenharia Principal e transferi-las para uma entidade recém-criada — a Unidade de Aeronáutica do Estado-Maior General.
Em 1 de agosto de 2015, a Rússia estabeleceu sua Força Aeroespacial, que integrou a Força Aérea e as Forças de Defesa Aeroespacial. A partir de setembro daquele ano, a Força Aeroespacial da Rússia começou a fornecer assistência na luta contra terroristas na Síria, a pedido do governo sírio.
O Su-57 é um caça multirole de quinta geração projetado para destruir todos os tipos de alvos aéreos, terrestres e navais. O jato de combate Su-57 possui tecnologia furtiva com amplo uso de materiais compostos, é capaz de desenvolver velocidade de cruzeiro supersônica e está equipado com os mais avançados equipamentos radioeletrônicos a bordo, incluindo um poderoso computador (chamado de segundo piloto eletrônico), o sistema de radar foi espalhado por sua fuselagem e algumas outras inovações, em particular, o armamento transportado internamente.
O Su-57 voou pela primeira vez em 29 de janeiro de 2010. Comparado aos seus antecessores, o Su-57 combina as funções de avião de ataque e caça a jato, utilizando materiais compostos e tecnologias inovadoras e de combate. A configuração aerodinâmica garante o baixo nível de radar e assinatura infravermelha.
O armamento do avião incluirá, em particular, mísseis hipersônicos. O caça a jato de quinta geração foi testado com sucesso em condições de combate na Síria.
Fotos do segundo caça Su-57 de série em produção na fábrica de aeronaves de Komsomolsk-on-Amur (KNAAZ)
FONTE: TASS / FOTOS: Ministério da Defesa da Rússia