China envia caças à linha média do Estreito de Taiwan durante visita de funcionário dos EUA

62

Caça J-11 da China

Caça J-11 da China

O Ministério da Defesa Nacional de Taiwan emitiu um comunicado à imprensa às 14h15 de ontem, dizendo que a China enviou vários caças J-10 e J-11 através da linha média do Estreito de Taiwan a partir das 09h00 hora local de 10 de agosto.

O ministério disse que além de monitorar os caças com sistemas de mísseis de defesa aérea, alertas também foram transmitidos pelo rádio e caças foram acionados.

A ação da China não foi inesperada, já que o secretário de Saúde dos EUA, Alex Azar, iniciou sua visita a Taiwan ontem. Azar é o mais alto funcionário do gabinete dos EUA a visitar a ilha desde 1979, quando Washington mudou seu reconhecimento diplomático de Taipei para Pequim. O incidente sobre o estreito ocorreu quando Azar se encontrou com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen.

A linha do meio do estreito que não é reconhecida pelo direito internacional, foi traçada pelos Estados Unidos na década de 1950 para manter a paz entre os dois lados. A linha se estende da latitude 27 graus norte e longitude 123 graus leste a 23 graus norte e 119 graus leste.

Caças J-10

wpDiscuz