MiG-29 da Ucrânia

MiG-29 da Força Aérea da Ucrânia

Em 31 de julho de 2020, o Ministério da Defesa da Ucrânia recebeu todos os documentos da empresa israelense Elbit Systems para a implementação de um programa completo de modernização de uma parte da frota dos MiG-29 da Força Aérea da Ucrânia.

Os documentos incluem todos os requisitos sobre as capacidades futuras, características táticas e técnicas de sistemas e componentes, conforme solicitado pelo MoD ucraniano. Os documentos também propõem uma condição ucraniana de que o trabalho deve ser compartilhado entre a Elbit e a indústria de defesa ucraniana.

A expectativa é que a Elbit seja a principal contratada dos sistemas que serão atualizados, incluindo a instalação de novos computadores de bordo e um radar aerotransportado avançado com capacidade de detecção de alvos aéreos e terrestres, para permitir a integração e o uso de armas guiadas.

É claro que a avionica de orientação inteiramente nova deve garantir uma interação perfeita entre os sensores da aeronave, o computador de orientação e o arsenal existente de mísseis ar-ar e ar-terra, armas que a Força Aérea da Ucrânia está usando ou desenvolvendo. Especialmente, os algoritmos de orientação para o armamento principal do MiG-29, os mísseis ar-ar de médio alcance R-27R/ER podem representar um problema para Elbit.

Não se espera que a Rússia forneça os dados técnicos de mísseis necessários e a Elbit não tem acesso legal ou competência para isso. Por outro lado, isso oferece uma ampla oportunidade de cooperação com empresas ucranianas, como a Fábrica de Reparação de Aviação do Estado de Lviv (LGARZ), responsável por projetos de atualização doméstica para os aviões ucranianos designados MiG-29MU1 e MiG-29MU2. O último upgrade mencionado já recebeu capacidades parciais de um caça polivalente com a possibilidade de usar armas guiadas com orientação de TV, como as russas Kh-29T e KAB-500Kr.

O programa de modernização profunda com a Elbit Systems deve, é claro, fornecer ao MiG capacidades que excedem significativamente a versão doméstica do MiG-29MU2, que até agora existe em um único protótipo. Isso, no entanto, terá um custo.

O acordo preliminar com a Elbit Systems a partir de 2019 exige uma atualização de um lote de onze MiG-29 por quase US$ 450 milhões. Dada a quantidade de MiG-29 ativos no inventário ucraniano, um acordo bem-sucedido com a Elbit provavelmente enterrará o programa MiG-29MU2 em sua totalidade e fará com que a Força Aérea da Ucrânia conte com os poucos MiGs atualizados até que a substituição dos MiG-29 e Su-27 chegue dentro do período de 2032-2035, quando até os últimos Fulcrums com a vida útil prolongada por doze anos serão finalmente aterrados.

A frota de MiG-29 da Ucrânia está baseada na 114ª Brigada de Aviação Tática (114 BrTA) na base aérea de Ivano/Frankivs’k e na 40ª Brigada de Aviação Tática (40 BrTA) na base aérea de Vasyl’kiv. Segundo o banco de dados do Scramble, cerca de 60 MiG-29s (MiG-29C, MiG-29UB, MiG-29MU1 e MiG-29MU2) estão na Força Aérea da Ucrânia, dos quais cerca de dez não são aeronavegáveis ​​no momento.

FONTE: Scramble Magazine

wpDiscuz