USAF testa esquadrilha de F-16 com radar APG-83 AESA
BASE DA FORÇA AÉREA DE EGLIN, Flórida — Uma equipe de teste operacional e de desenvolvimento combinada testou com sucesso uma nova capacidade de radar durante uma formação de quatro aeronaves F-16 da USAF em 2 de julho.
A missão foi a primeira do gênero a testar o radar APG-83 Active Electronically Scanned Array (AESA) em quatro aviões de combate ao mesmo tempo. A Operational Flight Program Combined Test Force (OFP CTF), o 40th Flight Test Squadron e o 85th Test and Evaluation Squadron foram responsáveis por colocar o radar em campo para a frota de F-16 da USAF.
O radar equipa os F-16s com recursos de radar de 5ª geração semelhantes aos F-22s e F-35s. O sistema é usado na supressão ou destruição das defesas aéreas inimigas, para mirar em radares e mísseis ar-superfície. Também melhora os recursos ar-ar existentes e aprimora o mapeamento ar-solo.
“Essa capacidade nos permite atingir o canto noroeste de um pequeno prédio ou o cockpit de uma aeronave a vários quilômetros de distância, além da linha de visada”, disse Jack Harman, piloto de teste de F-16 do 40th FLTS. “O radar aprimora nossa capacidade de identificar a ameaça antes de sermos alvejados – não precisamos mais estar dentro de um envelope de ameaças para detectá-la.”
Ao testar quatro radares AESA ao mesmo tempo, a equipe avaliou se a aeronave sofreu interferência e avaliou se o sinal melhorou ou se degradou ao operar em conjunto. A esquadrilha é a formação básica de combate de aeronaves de combate, permitindo que os testadores vejam como o radar responde em um cenário de combate.
“Do ponto de vista do F-16, não recebemos hardware significativo há anos”, disse Harman. “Estamos passando por pelo menos 13 novos programas para a aeronave e isso está acontecendo quase simultaneamente.”
A OFP CTF é especializada em gerenciar a integração de testes operacionais e de desenvolvimento, permitindo que as equipes de teste combinadas atendam totalmente aos requisitos de um único comandante.
“Não apenas voamos e testamos o hardware, como também somos responsáveis por garantir que ele seja adequado e atenda às necessidades e requisitos dos operadores”, disse o tenente-coronel Ben Wysack, diretor da divisão de testes do F-16. “Estamos sempre atualizando o software, melhorando, corrigindo bugs e adicionando novos recursos”.
Como especialista no assunto do radar AESA do F-16, Wysack ensina outros pilotos da Força Aérea a usar o radar e trabalha no currículo da próxima versão do software.
Este teste de radar incluiu pessoal dos F-16 e F-15 representando civis, contratados, Reserva, Guarda Nacional e componentes de serviço ativo. Além disso, a 309th Software Maintenance Wing da Hill AFB, Utah, produziu o código para o software de teste.
“Do ponto de vista de um gerente de programa, essa foi uma jornada gratificante — desde gerenciar o programa em Wright-Patterson até testar e trabalhar aqui em Eglin”, disse o tenente-coronel Alec Spencer, diretor de operações do 40th FLTS.
Embora o radar continue a ser testado aqui no futuro próximo, espera-se que o sistema esteja operacional em toda a frota de F-16 ainda este ano.
“Conseguir isso, especialmente nas condições da COVID-19, foi um esforço hercúleo. Estamos vendo flexibilidade de diferentes organizações para que isso aconteça”, disse Harman. “Somente este teste é uma grande vitória para a comunidade do F-16”.
FONTE/FOTOS: USAF