Boeing F/A-18E Super Hornet para o Canadá

GATINEAU, Quebec — O Governo do Canadá está comprometido em fornecer aos membros da Força Aérea Real Canadense (RCAF) as aeronaves necessárias para realizar seu trabalho, garantindo o melhor valor possível para os canadenses.

Hoje (31.07) foi atingido um marco significativo no processo de substituição da frota de aviões de combate do Canadá. Em resposta à solicitação formal de propostas divulgada no último verão, os seguintes fornecedores elegíveis enviaram propostas:

  • Governo sueco – SAAB AB (publ) – Aeronautics com Diehl Defense GmbH & Co. KG, MBDA UK Ltd. e RAFAEL Advanced Defense Systems Ltd.
  • Governo dos Estados Unidos – Lockheed Martin Corporation (Lockheed Martin Aeronautics Company) com Pratt & Whitney
  • Governo dos Estados Unidos – A Boeing Company com a Peraton Canada Corp., CAE Inc., L3 Technologies MAS Inc., GE Canada e Raytheon Canada Limited Services and Support Division.

As propostas serão rigorosamente avaliadas em elementos de capacidade (60%), custo (20%) e benefícios econômicos (20%).

Durante a avaliação, um processo de conformidade de licitação em fases será usado para garantir que os licitantes tenham a oportunidade de resolver a não conformidade relacionada a critérios obrigatórios em suas propostas.

Prevê-se que a avaliação inicial das propostas seja concluída na primavera de 2021, momento em que o Canadá poderá optar por dialogar com dois ou mais concorrentes compatíveis e solicitar propostas revisadas.

O Canadá finalizará os termos com o licitante preferido antes da adjudicação do contrato, prevista para 2022. A entrega da primeira aeronave é esperada para 2025.

Lockheed Martin F-35

Citações

“Estou extremamente orgulhoso do trabalho duro e da dedicação em alcançar esse importante marco no processo de aquisição de frotas de caça. Estou confiante de que cumpriremos o compromisso do governo de fornecer à Royal Canadian Air Force o jato de combate certo, pelo preço certo, com os benefícios sociais e econômicos certos para os canadenses ”, disse Anita Anand, Ministra de Serviços Públicos e Compras.

“Por meio de nossa política de defesa totalmente custeada e financiada, Strong, Secure, Engaged, nosso governo se comprometeu a comprar uma frota completa de 88 aeronaves para poder cumprir nossas obrigações NORAD e OTAN simultaneamente. Caças modernos e eficientes são parte integrante de qualquer força aérea e continuamos a trabalhar diligentemente para garantir aos membros da Força Aérea Real Canadense as ferramentas necessárias para proteger o Canadá, em casa e no exterior”, afirmou Harjit S. Sajjan, Ministro da Defesa Nacional.

Saab Gripen E

Dados gerais

Como parte de sua política de defesa, o governo está adquirindo 88 aviões de combate avançados. Este é o investimento mais significativo na RCAF em mais de 30 anos e é essencial para proteger a segurança dos canadenses e cumprir as obrigações internacionais.

Os funcionários realizaram amplo envolvimento com as indústrias aeroespacial e de defesa canadense para garantir que estejam bem posicionados para participar da aquisição.

A Política de Benefícios Industriais e Tecnológicos do Canadá, incluindo a Proposta de Valor, aplica-se a esta aquisição. Espera-se que isso gere empregos de alto valor e crescimento econômico para os negócios aeroespaciais e de defesa canadenses nas próximas décadas. Os licitantes foram solicitados a demonstrar como cumprirão os requisitos de benefícios econômicos do governo do Canadá. Aqueles que fornecem garantias contratuais receberão pontos mais altos na avaliação da Proposta de Valor.

Um monitor independente de justiça está supervisionando todo o processo, para garantir condições equitativas para todos os potenciais concorrentes.

Um revisor independente também foi contratado para avaliar a qualidade e a eficácia da abordagem de compras.

FONTE: Serviços Públicos e Compras no Canadá

wpDiscuz