Partem da França os primeiros cinco Rafales para a Índia
Primeiro voo de translado dos caças da Força Aérea Indiana para integrar o esquadrão N° 17 ‘Golden Arrows’
SAINT-CLOUD, França — Hoje, cinco Rafale da Força Aérea Indiana operados por pilotos da Força Aérea Indiana decolaram das instalações da Dassault Aviation Mérignac rumo à Estação da Força Aérea Ambala para entrar em serviço no Esquadrão N° 17 “Golden Arrows”.
Após um treinamento completo de pilotos e técnicos indianos da Dassault Aviation, com a participação da Força Aérea Francesa, a Força Aérea Indiana realizará totalmente esse primeiro voo de translado, incluindo um reabastecimento ar-ar, com o apoio dedicado da Força Aérea Francesa.
Juntamente com Sua Excelência, Shri Jawed Ashraf, Embaixador da República da Índia na França, Eric Trappier, Presidente e CEO da Dassault Aviation, parabenizou a equipe da Força Aérea Indiana presente na França há quase três anos, pelo gerenciamento bem-sucedido do programa.
Ele também elogiou os estagiários que se juntaram por mais de um ano por sua excelente capacidade de dominar a aeronave.
Todo o público saudou a partida do Rafale.
“Estou fortemente impressionado com a incrível eficiência e determinação da Força Aérea da Índia e do Ministério da Defesa da Índia, apesar desta crise mundial de saúde sem precedentes, para dominar rapidamente todos os aspectos do Rafale para confortar a soberania indiana e contribuir para a proteção e segurança das pessoas da Índia”, afirmou Eric Trappier. “Esse novo marco ilustra mais uma vez a cooperação exemplar entre a Dassault Aviation e a Força Aérea Indiana, iniciada em 1953, e reafirma nosso compromisso total de atender aos requisitos da Força Aérea Indiana nas próximas décadas e de fazer parte da visão ambiciosa da Índia para o futuro”.
Este primeiro voo de translado atesta que o programa está funcionando sem problemas e que as entregas estão dentro do prazo, apesar da pandemia da COVID-19.
O voo inicia a indução do Rafale na Força Aérea Indiana, no quadro do contrato de 36 aeronaves, e abre caminho para atender às necessidades e exigências atuais e futuras do governo da Índia.
As aeronaves da Dassault Aviation são parte integrante das forças de defesa indianas há mais de seis décadas. A primeira aeronave da Dassault Aviation, Toofani, foi fornecida à Índia em 1953, seguida pelo Mystere IV, o naval Alize, o Jaguar (fabricado sob licença pela HAL) e o Mirage 2000.
Essas aeronaves contribuíram para a soberania indiana o tempo todo e a aeronave de combate Mirage 2000 continua sendo a “vanguarda” da IAF até a data. Trinta e seis aviões de caça Rafales foram adquiridos em 23 de setembro de 2016 para equipar a Força Aérea Indiana.
Com mais de 10.000 aeronaves militares e civis entregues em mais de 90 países no último século, a Dassault Aviation acumulou conhecimentos reconhecidos mundialmente no design, desenvolvimento, venda e suporte de todos os tipos de aeronaves, desde o caça Rafale até a família Falcon de jatos executivos de alto nível, drones militares e sistemas espaciais. Em 2019, a Dassault Aviation registrou receita de € 7,3 bilhões. A empresa possui 12.750 funcionários.
FONTE: Dassault Aviation