Recentemente, a Turquia testou os sistemas de defesa antimísseis S-400 contra caças F-16. Conforme relatado anteriormente pelo The EurAsian Times, os S-400 foram implantados na base aérea de Mürted, perto de Ancara, e foram lançados contra aeronaves F-16 Viper e F-4 Phantom II, de fabricação americana.

Internautas perguntaram por que a Turquia deseja testar os S-400 russos contra os F-16 americanos?

Durante a tentativa de golpe em 2016, os F-16 da Força Aérea da Turquia foram usados ​​para atacar Ancara, incluindo o Parlamento turco. Essa tentativa deixou os turcos em estado de choque, pois foi a primeira vez que a cidade sofreu um ataque militar em 600 anos.

“O que foi notado durante a tentativa de golpe de 2016 é que a Turquia não possuía nenhum mecanismo de defesa eficaz contra seu armamento de procedência americana”! disse Ali Demirdas, analista de política externa.

F-16 turco voando próximo ao sistema S-400 em treinamento

De acordo com Paul Iddon, jornalista baseado em Erbil, em um evento de outra tentativa de golpe semelhante, os S-400 turcos que não são integrados às redes de defesa aérea da Turquia, provavelmente se mostrariam muito bem posicionados para abater qualquer F-16 turco renegado que visasse a capital.

“Afinal, o sistema construído na Rússia foi projetado com a possibilidade de um dia derrubar aviões de guerra da OTAN”, acrescentou.

Especialistas acreditam que esse poderia ser o motivo pelo qual Erdogan decidiu arriscar suas relações com os EUA para adquirir S-400 e está disposto a suportar as conseqüências políticas e econômicas de sua decisão.

FONTE: The EurAsian Times

wpDiscuz