PATUXENT RIVER, Maryland — A primeira variante internacional da aeronave V-22 Osprey voou da Estação Aérea Marine Corps Iwakuni para o Campo Aéreo de Kisarazu em 10 de julho, onde a Força Terrestre de Autodefesa do Japão (JGSDF) agora operará, treinará e manterá a aeronave.

Desde 2016, pilotos, chefes de tripulação e mantenedores da JGSDF treinam com o Esquadrão de Treinamento de Tiltrotor Médio da Marinha (VMMT) 204 e a Unidade de Treinamento Técnico de Aviação da Marinha no MCAS New River.

A JGSDF adquiriu o V-22 em 2015 por meio de vendas militares estrangeiras (FMS) para modernizar sua frota de transporte e apoiar suas necessidades de defesa e missão especial. Os V-22 aumentarão suas capacidades humanitárias e de assistência a desastres e apoiarão operações anfíbias.

“Este é um momento empolgante em nossa parceria com a JGSDF; tivemos o prazer de trabalhar com eles no estado para produzir, desenvolver, treinar e manter sua frota inicial de aeronaves”, disse o coronel do Corpo de Fuzileiros Navais Matthew Kelly, gerente de programa do Escritório de Programa Conjunto V-22 (PMA-275). “Esta chegada marca um passo fundamental na manutenção de sua frota V-22 e, mais importante, na colaboração contínua entre nossas nações.”

O V-22 é a primeira aeronave tiltrotor do mundo em produção, combinando as qualidades de decolagem vertical, voo pairado e aterrissagem vertical de um helicóptero com as características de longo alcance, eficiência de combustível e velocidade de uma aeronave turboélice.

O V-22 japonês é o primeiro dos dois aviões transportados dos EUA para Iwakuni via navio em maio. A segunda aeronave deverá chegar em breve a Kisarazu.

Além da JGSDF, o V-22 é fundamental para três ramos militares dos EUA, a Força Aérea, o Corpo de Fuzileiros Navais e a Marinha. Para as Forças de Operações Especiais dos EUA, o CV-22 suporta missões de infiltração, exfiltração e reabastecimento de longo alcance. O MV-22B do Corpo de Fuzileiros Navais fornece transporte de apoio a assalto de tropas, suprimentos e equipamentos de combate durante operações expedicionárias, conjuntas ou combinadas. O CMV-22B é a aeronave de substituição de Carrier Onboard Delivery (COD) da Marinha, atualmente em teste de voo.

O PMA-275 gerencia desde a aquisição até o desenvolvimento, implantação, manutenção e descarte do programa tiltrotor para o DoD e a JGSDF.

FONTE: US Naval Air Systems Command

wpDiscuz