Fim de uma era: primeiro KC-10 chega a Davis-Monthan

13

USAF dá início ao processo de “aposentadoria” dos ‘Extender’

Após quase quatro décadas reabastecimento de aeronaves em todo o mundo, em tempos de paz e de guerra, teve  início o processo de aposentadoria da aeronave de reabastecimento aéreo da USAF KC-10 Extender.

A cerimônia de despedida do primeiro KC-10 ocorreu na Base McGuire-Dix-Lakehurst, em Nova Jersey, no dia 13 de julho. O Extender aposentado taxiou sob um spray de água em arco, a tradicional saudação final, depois voou para a 309ª Aerospace Maintenance and Regeneration Group na Base da Força Aérea Davis-Monthan, no Arizona – comumente conhecido como “o cemitério de aeronaves”.

A Força Aérea planeja aposentar os 59 KC-10 de sua frota nos próximos anos. Eles serão substituídos pelos novos KC-46A Pegasus.

Este KC-10 matrícula 86-0036 estava em atividade por mais de 33 anos após entrar em serviço na Base da Força Aérea Seymour Johnson, na Carolina do Norte, em dezembro de 1986. Participou das operações Desert Shield e Desert Storm, e depois mudou-se para a Base da Força Aérea de Travis na Califórnia por alguns anos. Mudou-se permanentemente para McGuire-Dix-Lakehurst em 1997.

A aeronave voou mais de 33.000 horas de voo, apoiando missões em seis continentes e reabastecendo mais de 125.000 aeronaves de 25 países diferentes, disse o historiador da ala Stuart Lockhart. Quase 11.000 membros da tripulação aérea voaram e outros 12.000 cuidaram dele.

O KC-10 participou mais recentemente da luta contra o Estado Islâmico como parte da Operação  Inherent Resolve.

FONTE: AirForce Times (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

wpDiscuz