O Legion Pod permitirá que os F-15 e F-16 detectem e engajem até mesmo aeronaves furtivas, sem ter que ligar seus radares

Um F-15C Eagle da Força Aérea dos EUA disparou um míssil ar-ar AIM-9X Sidewinder pela primeira vez usando dados de direcionamento fornecidos pelo pod Legion de busca e rastreamento por infravermelho da Lockheed Martin.

A missão de tiro real do AIM-9X ocorreu durante os testes na Base Aérea de Eglin, na Flórida, em 8 de julho de 2020, e envolveu um Eagle do 85th Test and Evaluation Squadron (TES), os “Skulls”, parte da 53rd Wing. Cinco dias depois, um F-16DM da mesma unidade realizou o primeiro voo de teste operacional carregando o pod.

“As equipes do F-15C e do F-16 vêm fazendo um trabalho fenomenal em condições difíceis para obter rapidamente essa nova capacidade”, disse o tenente-coronel da Força Aérea Thomas Moser, comandante da Operational Flight Program Combined Test Force, uma unidade conjunta 96th Test Wing/53rd Wing em Eglin.

O Legion Pod fornecerá aos pilotos F-15C e F-16C/D a capacidade de identificar, rastrear e travar em aeronaves, incluindo plataformas furtivas que não podem ser “vistas” no radar, em ambientes complexos de guerra eletrônica.

F-16 com o Legion Pod

O emparelhamento do Legion Pod com os recursos avançados do AIM-9X é particularmente significativo. O AIM-9X Block II, também conhecido como AIM-9X-2, que entrou em serviço em 2015, oferece um grande salto à frente na capacidade com suas melhorias de link de dados e travamento após lançamento, o que significa que pode ser lançando contra um inimigo sem primeiro travar seu buscador no alvo.

O AIM-9X de hoje é mais do que apenas um míssil ar-ar de dogfight de curto alcance. Sob certas condições, seu buscador de infravermelho por imagem pode ver muito além da distância que ele realmente pode percorrer e uma variante de alcance estendido está em desenvolvimento.

FONTE: The Drive/The War Zone

wpDiscuz