O caça furtivo chinês J-20B Dragon da Chengdu Aerospace Corporation, (CAC), entrou formalmente na produção em massa. A versão mais recente, com atualizações em seus motores com controle de vetor de empuxo (TVC), foi apresentada durante uma cerimônia em 12 de julho de 2020.

Em 2018, a China já havia apresentado um caça multifuncional J-10C com um motor WS-10 Taihang TVC no show aéreo da China em Zhuhai. Atualmente, o sistema TVC está instalado nos motores russos Saturn AL-31 do J-20C. Dentro de dois anos, o sistema TVC será colocado no motor chinês WS-15, que será instalado no J-20B. No entanto, o trabalho no WS-15 está atrasado, pois ainda não atende aos requisitos.

Uma análise cuidadosa mostra que a China construiu cerca de trinta J-20 no final de 2019. Esses J-20 básicos não atendem aos critérios da 5ª geração.

Diz-se que o J-20B, pelo menos um produzido a cada mês, atende a esses critérios. Mas, muito provavelmente, o Dragon ainda está muito aquém da capacidade de caças rivais como o F-35A/B/C e o F-22A.

FONTE: Scramble Magazine

wpDiscuz