Khordad 3

Khordad 3

TEERÃ — O acordo militar e de segurança assinado no dia 8 de julho entre Teerã e Damasco permite ao Irã implantar pelo menos dois tipos de seus sistemas de mísseis de defesa aérea na Síria, de acordo com uma reportagem publicada pelo jornal Raialyoum.

Citando “fontes informadas do Irã e da Síria”, o jornal afirmou que o acordo tem duas partes políticas e militares. Ele disse que a coisa mais importante na parte militar é que o Irã forneça à Síria seus avançados sistemas de defesa aérea, como os sistemas de mísseis Bavar-373 e Khordad-3, o que significa que os dois países decidiram mudar as regras do combate no espaço aéreo da Síria e responder aos repetidos ataques israelenses em solo sírio.

O Bavar-373 é um sistema superfície-ar de longo alcance fabricado no Irã, que foi formalmente apresentado em 22 de agosto de 2019. O sistema é fabricado pelo Ministério da Defesa do Irã. O Khordad-3 é um sistema de defesa aérea autóctone, com alcance operacional entre 50 e 75 quilômetros. O Irã usou o sistema Khordad-3 na derrubada do drone Global Hawk dos EUA em 20 de junho de 2019.

O Irã e a Síria assinaram o acordo militar e de segurança que visa aumentar a cooperação e coordenação militar e técnica para combater os crescentes desafios e ameaças. O acordo foi assinado pelo Chefe do Estado Maior das Forças Armadas do Irã, Mohammad Bagheri, e pelo Ministro da Defesa da Síria, Ali Abdullah Ayyoub.

“A guerra continuada contra o terrorismo Takfiri, que está sendo apoiado por certas potências regionais e internacionais, é um dos objetivos deste acordo”, disseram as duas partes em comunicado conjunto.

O jornal al-Akhbar, com sede em Beirute, também disse que o acordo “inclui que Teerã desenvolva e fortaleça os sistemas de defesa aérea da Síria”. O jornal libanês também disse que o general Bagheri “discutiu em Damasco a importância da retirada de forças estrangeiras ilegais [da Síria] e de combater os ataques israelenses”.

O Raialyoum também disse que a agenda política da pressão americana-israelense contínua é forçar o Irã a deixar a Síria, uma medida que visa estabelecer as bases para o desmantelamento da aliança estratégica entre os dois países.

De acordo com as fontes do Raialyoum, o acordo militar Irã-Síria transmitiu uma forte mensagem aos EUA e Israel e sublinhou a força dessa aliança.

Bavar-373
Bavar-373

FONTE: Tehran Times

wpDiscuz