Queda de A-29 Super Tucano no Afeganistão
Piloto da USAF em segurança após acidente com A-29 no Afeganistão
Um piloto da Força Aérea dos EUA que pilotava um A-29 Super Tucano da Força Aérea Afegã (AAF) ejetou com segurança antes que a aeronave caísse durante um voo de treinamento em 9 de julho no Afeganistão.
As Forças dos EUA-Afeganistão disseram que o piloto foi recuperado após o acidente. Enquanto a causa do acidente está sob investigação, indicações preliminares mostram que o acidente ocorreu por problemas mecânicos. A USFOR-A não divulgou onde ocorreu o acidente.
O turboélice A-29, fornecido pela Embraer e Sierra Nevada Corp., é a principal aeronave de ataque leve da Força Aérea Afegã usada para apoio aéreo aproximado. Os A-29 têm dois assentos, mas podem voar com apenas um piloto.
A USAF lidera os treinamentos, aconselhamento e assistência com base em Cabul, que estão desenvolvendo as capacidades da AAF no A-29. As forças afegãs têm 25 aviões A-29 no país, e mais 10 na Base da Força Aérea de Moody, Geórgia, para treinamento. Quase 30 pilotos afegãos estão qualificados para pilotar a aeronave.
Este é o primeiro acidente do A-29 desde que um piloto morreu em um incidente de 22 de junho de 2018 perto da Base da Força Aérea de Holloman, MN, durante o experimento da USAF com aeronaves de ataque leve.
FONTE: Air Force Magazine