A USAF planeja lançar drones Skyborg a partir de 2023

Segundo a Aviation Week, no ano fiscal de 2023, a Força Aérea dos EUA espera entregar as primeiras versões operacionais de um novo sistema de aeronaves não tripuladas chamado Skyborg.

Espera-se que a família de aeronaves Skyborg preencha uma categoria emergente chamada de “atritável”. À medida que as aeronaves são desenvolvidas, o Skyborg também servirá como caso de teste de uma mudança radical na filosofia de aquisição, com ecossistemas de codificadores de software colaborativos e fabricantes de aeronaves substituindo a abordagem tradicional por uma cadeia de suprimentos definida por um único contratado principal.

A partir do ano fiscal de 2023, um conceito de operações para a formação de quatro caças F-22 da Lockheed Martin incluirá Skyborgs como parte do carregamento da aeronave tripulada.

O Skyborg é frequentemente apresentado como epítome do conceito de “loyal wingman”, no qual um ou vários drones são controlados ou gerenciados por uma aeronave tripulada para executar uma variedade de tarefas de vigilância, suporte e ataque durante uma missão.

Mas a aeronave também poderá operar independentemente de uma aeronave tripulada, com a capacidade de lançamento e recuperação centenas desses sistemas sem a necessidade de pistas ou mesmo bases.

wpDiscuz