Jato Embraer E190-E2 da Helvetic Airways quebra recorde de voo
A companhia aérea regional suíça Helvetic Airways quebrou o recorde de voo de longa distância com seu Embraer E190-E2.
A transportadora baseada em Kloten recebeu seu quinto exemplar e voou o novo jato de Natal-RN, na costa leste do Brasil, direto para Zurique, na Suíça, em 2 de julho.
O narrow body, HB-AZE (c/n 19020038) foi transportado das instalações da Embraer no aeroporto de São José dos Campos, perto de São Paulo, para o aeroporto de Augusto Severo em Natal, antes de embarcar em seu voo recorde.
A perna ininterrupta de nove horas e dez minutos percorreu uma distância de 4.658 milhas (7.488 km), números geralmente associados a aeronaves de longo alcance, e não a jatos de curto a médio curso.
A companhia aérea diz que o voo foi operado em condições ótimas “que não se comparam às operações regulares de passageiros” e as condições climáticas foram “ideais”.
O voo de translado foi realizado com uma tripulação de cinco pessoas, composta por três pilotos, um engenheiro de voo e um líder do projeto da Helvetic.
No serviço regular de passageiros, a transportadora afirma que o E2 tem um peso máximo de decolagem de 54 toneladas e pode transportar 110 passageiros a mais de 5.200 km.
A entrega também foi significativa para a Embraer, porque marcou o 1.600º E-Jet desde a sua primeira entrega em 2004.
FONTE: Key.Aero