Os jatos de combate Typhoon da Royal Air Force baseados na Lituânia foram acionados pela quinta vez para interceptar aeronaves russas na costa do Báltico.

Os Typhoons do 6 Squadron RAF, sediados na RAF Lossiemouth, interceptaram uma aeronave russa IL-78 MIDAS de reabastecimento em voo que estava operando no Mar Báltico e era uma missão de policiamento aéreo da OTAN.

O Wing Commander, Stu Gwinnutt, o comandante da ala aérea da 135 Expeditionary Air Wing, que atualmente está na base aérea de Siauliai, na Lituânia, conduzindo a missão da OTAN, disse:

“A interceptação de hoje, embora rotineira, é um sinal contínuo de porque é necessário implantar a Missão de Policiamento Aéreo da OTAN aqui, para garantir que todos os usuários aéreos nesta região possam conduzir suas atividades de maneira segura e profissional”.

A atual missão de policiamento aéreo do Báltico da OTAN vê a RAF trabalhando ao lado de um destacamento da Força Aérea Espanhola na Base Aérea de Siauliai, na Lituânia, e um destacamento da Força Aérea Francesa na Base Aérea de Amari, na Estônia. Os três Aliados da OTAN são, portanto, capazes de reagir a qualquer violação no espaço aéreo da OTAN a qualquer hora do dia ou da noite.

O Reino Unido opera em apoio à OTAN para tranquilizar nossos Aliados e faz parte dos compromissos mais amplos da OTAN do Reino Unido na região. Isso inclui liderar o Grupo de Batalha da OTAN implantado na Estônia e fornecer tropas ao Grupo de Batalha liderado pelos EUA com sede na Polônia como parte da missão de Presença Avançada da OTAN.

FONTE: Royal Air Force

wpDiscuz