737 MAX: FAA e Boeing concluem testes de voo para recertificação
A FAA e a Boeing concluíram hoje (1 de julho) os testes de voo de certificação no Boeing 737 MAX.
Durante três dias de testes nesta semana, os pilotos e engenheiros da FAA avaliaram as mudanças propostas pela Boeing em conexão com o sistema de controle de voo automatizado na aeronave.
Embora a conclusão dos voos seja um marco importante, várias tarefas chave permanecem, incluindo a avaliação dos dados coletados durante esses voos. A agência está seguindo um processo deliberado e levará o tempo necessário para analisar minuciosamente o trabalho da Boeing.
Levantaremos a ordem de aterramento somente depois que os especialistas em segurança da FAA estiverem convencidos de que a aeronave atende aos padrões de certificação.
As tarefas restantes incluem:
- Validação do JOEB e revisão do FSB – O FSB (FAA) e o Joint Operations Evaluation Board (JOEB), que inclui parceiros internacionais do Canadá, Europa e Brasil, avaliarão os requisitos mínimos de treinamento de pilotos. O FSB emitirá um projeto de relatório para comentários públicos, abordando as conclusões do FSB e do JOEB.
- Relatório final do FSB – A FAA publicará um relatório final do FSB após analisar e abordar os comentários do público.
- Documentação final do projeto e relatório TAB – A FAA analisará a documentação final do projeto da Boeing para avaliar a conformidade com todos os regulamentos da FAA. O Conselho Consultivo Técnico de várias agências (TAB) também analisará a submissão final da Boeing e emitirá um relatório final antes de uma determinação final de conformidade pela FAA.
- CANIC & AD – A FAA emitirá uma Notificação de Aeronavegabilidade Continuada para a Comunidade Internacional (CANIC), notificando as ações de segurança pendentes e publicará uma Diretiva de Aeronavegabilidade (AD) que aborda os problemas conhecidos de aterramento. A AD aconselhará os operadores sobre as ações corretivas necessárias antes que a aeronave possa retornar ao serviço comercial.
- Revogação da ordem de aterramento pela FAA – Isso marca a liberação oficial da aeronave, aguardando a conclusão pelos operadores do trabalho especificado na AD, juntamente com qualquer treinamento necessário.
- Certificados de aeronavegabilidade – A FAA manterá sua autoridade para emitir certificados de aeronavegabilidade e certificados de exportação para todos os novos aviões 737 MAX fabricados desde o aterramento. A FAA fará análises pessoais e individuais dessas aeronaves.
- Programas de treinamento para operadores – A FAA analisará e aprovará programas de treinamento para todos os operadores da parte 121.
FONTE: Federal Aviation Administration