Dein Bomber, Kommandant!
B-17 ‘Miss Nonalee II’ na secreta unidade KG 200 da Luftwaffe
Por Guilherme Poggio
Em abril (ou outubro, dependendo da fonte) de 1943 a fortaleza voadora B-17 “Miss Nonalee II” (42-30336) do 385th Bomb Group tentou chegar na neutra Suécia após problemas de motor quando rumava para o seu alvo em Anklan. No entanto, o piloto pousou por engano perto de Varde (Dinamarca).
A aeronave foi capturada por tropas alemãs e levada para a Alemanha, onde recebeu nova matrícula (7 + 8) e passou a integrar a secreta unidade Kampfgeschwader 200 (KG 200) da Luftwaffe (Força Aérea Alemã). Miss Nonalee II não foi a primeira nem a última fortaleza a integrar a KG 200. As informações são escassas e, em alguns casos, contraditórias, mas sabe-se que pouco menos de vinte B-17 foram operadas pela KG 200.
A foto acima provavelmente mostra o fim das atividades da Miss Nonalee II na Alemanha. Ao que parece a aeronave acidentou-se durante um pouso e teve o seu trem principal direito colapsado. O caminhão ao lado do avião provavelmente está retirando o combustível dos tanques das asas.
Se você tiver mais informações sobre as B-17 utilizadas pela Luftwaffe ou sobre a própria unidade alemã (KG 200), deixe seus comentários abaixo.
FONTE:
– Fuftwaffe im Focus n.1
– Luftwaffe KG 200: The German Air Force’s Most Secret Unit of World War II