Mais uma interceptação de aviões russos perto do Alasca
(CNN) — Os caças F-22 dos EUA interceptaram quatro aeronaves de reconhecimento russas Tu-142 no sábado (27), entrando na Zona de Identificação de Defesa Aérea do Alasca (ADIZ), informou o NORAD em comunicado.
A interceptação de sábado segue encontros semelhantes no início deste mês, nos quais os jatos F-22 dos EUA interceptaram bombardeiros russos com capacidade nuclear perto do Alasca em três ocasiões distintas.
O último anterior foi no dia 24, quando os caças F-22 dos EUA interceptaram dois aviões de patrulha marítima russa IL-38 que entraram na Zona do Alasca na quarta-feira.
O NORAD também disse que as aeronaves russas chegaram a 65 milhas náuticas ao sul da cadeia de ilhas Aleutianas do Alasca e ficou na ADIZ por quase oito horas.
Ele acrescentou que os russos permanecem no espaço aéreo internacional e em nenhum momento entraram no espaço aéreo soberano dos EUA ou do Canadá.
“Somente neste ano, as forças do NORAD identificaram e interceptaram aeronaves militares russas, incluindo bombardeiros, caças e aeronaves de patrulha marítima em dez ocasiões distintas quando voaram para o ADIZ”, disse o comandante do NORAD, general Terrence J. O’Shaughnessy.
“Apesar do COVID-19, continuamos totalmente prontos e capazes de conduzir nossa missão de defesa nacional”, disse ele.