Eurofighter: Airbus vai integrar 115 novos radares E-SCAN
TAUFKIRCHEN, Alemanha — A Airbus recebeu um contrato para o desenvolvimento, fornecimento e integração de 115 radares E-SCAN para a frota de Eurofighter alemã e espanhola. Ele marca o maior pedido até agora do mais moderno radar do mundo, o Captor-E. A assinatura do contrato seguiu a aprovação de ambos os governos nas últimas semanas.
O contrato prevê a entrega e integração de 110 radares Captor-E para a Alemanha e um lote inicial de 5 radares para a Espanha a ser entregue até 2023. O novo sensor equipará os Eurofighters Tranche 2 e Tranche 3, bem como novas aeronaves. Enquanto as instalações da Airbus em Manching, Alemanha e Getafe, Espanha, atuarão como hub de integração geral, o desenvolvimento e a construção do radar serão subcontratados em um consórcio sob a liderança de Hensoldt e Indra e pela participação de outras empresas parceiras do Eurofighter.
“O contrato para o radar Captor-E é uma conquista importante para equipar o Eurofighter com sensores que garantem o domínio de hoje da aeronave também nos cenários de ameaças de amanhã”, disse Dirk Hoke, CEO da Airbus Defense and Space. “Com o Eurofighter, a Alemanha e a Espanha estão investindo em uma forte espinha dorsal da defesa aérea europeia e no projeto líder da indústria de defesa europeia”.
O Eurofighter Captor-E é o radar de varredura eletrônica ativa mais avançado do mundo para aeronaves de combate. O design da estrutura da fuselagem frontal permite que a Eurofighter ofereça a maior matriz digitalizada eletronicamente para maior alcance de detecção e rastreamento, capacidade avançada de ar para superfície e medidas aprimoradas de proteção eletrônica.
A grande superfície da antena também permite um campo de consideração mais amplo do que qualquer outra plataforma, aumentando o desempenho da aeronave e garantindo seu papel como um ativo valioso no ambiente do Future Combat Aircraft System.
O contrato assinado também dará um impulso adicional às licitações de exportação nas quais o Eurofighter atualmente está disputando.
A Airbus é líder global em aeronáutica, espacial e serviços relacionados. Em 2019, gerou uma receita de € 70 bilhões e empregou uma força de trabalho de cerca de 135.000. A Airbus oferece a gama mais abrangente de aviões de passageiros. A Airbus também é líder europeia no fornecimento de aeronaves-tanque, combate, transporte e missão, além de uma das principais empresas espaciais do mundo. Em helicópteros, a Airbus fornece as soluções de helicópteros civis e militares mais eficientes do mundo.
FONTE: Airbus Defence and Space