A China está desenvolvendo armas de pulso eletromagnético (EMP) que podem fritar aparelhos eletrônicos por longas distâncias e pode usar as armas em seus novos mísseis hipersônicos, de acordo com um relatório de um grupo de segurança.

Peter Pry, ex-oficial da CIA e agora diretor da EMP Task Force on National and Homeland Security, disse no relatório que a China possui armas EMP de alta altitude e armas super-EMP projetadas para destruir ou danificar todos os componentes eletrônicos em grandes áreas. Pry acredita que a ameaça de EMP representada pela China será ampliada se as armas forem usadas com mísseis hipersônicos.

“A China está prestes a implantar ou já instalou armas hipersônicas que poderiam potencialmente ser armadas com ogivas nucleares ou não nucleares de EMP, aumentando consideravelmente a ameaça de ataque surpresa contra as forças americanas no Pacífico e contra os Estados Unidos”, disse o Sr. Pry em um relatório divulgado na semana passada.

Mísseis hipersônicos são armas que viajam mais de cinco vezes a velocidade do som e podem manobrar para evitar interceptação.

A China anunciou que seu veículo planador hipersônico, conhecido como DF-17, está próximo da implantação.

O infográfico acima mostra o tempo que mísseis levam para atingir pontos em diferentes velocidades. A letra M indica a velocidade em Mach

FONTE: Washington Times

wpDiscuz