V-22 Osprey - Foto: Iruma Eishin

V-22 Osprey – Foto: Iruma Eishin

HURLBURT FIELD, Flórida — A Bell Textron Inc. e a Boeing entregaram o 400º V-22 Osprey ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA recebeu o CV-22 em 2 de junho, atingindo um marco para a primeira aeronave tiltrotor de produção do mundo.

“A entrega do 400º V-22 representa a demanda pelos recursos exclusivos desta plataforma. É uma prova da diligência dos homens e mulheres da Bell, Boeing e de toda a nossa cadeia de suprimentos que constroem e entregam esta incrível aeronave para nossos clientes”, disse Kurt Fuller, vice-presidente da Bell V-22 e diretor de programa da Bell Boeing. “Por mais de 30 anos, as pessoas que apoiam o Bell Boeing V-22 têm sido a base para trazer recursos de tiltrotor ao mundo”.

O CV-22 é a variante das Forças de Operações Especiais (SOF) do V-22 Osprey. O CV-22 Osprey é um avião tiltrotor que combina as qualidades de decolagem vertical, voo pairado e pouso vertical de um helicóptero com as características de longo alcance, eficiência de combustível e velocidade de uma aeronave turboélice. Sua principal missão é realizar missões de infiltração, exfiltração e reabastecimento de longo alcance para os Comandos Aéreos em todo o mundo e a qualquer momento.

“Faz mais de 20 anos que a primeira aeronave de produção V-22 foi entregue e estamos orgulhosos de alcançar outro marco em nossa 400ª entrega. Os V-22 continuam em alta demanda, protegendo nosso país e nossos aliados em todo o mundo através de operações de combate, parcerias internacionais de treinamento e missões humanitárias”, disse o coronel do Corpo de Fuzileiros Navais Matthew Kelly, gerente de programa do Escritório Conjunto de Programas do V-22 (PMA-275). “O impacto desta plataforma não pode ser exagerado.”

A combinação de velocidade, alcance, carga útil e elevação vertical do V-22 Osprey é ideal para os diversos ambientes, geografias e tipos de missão executados por operadores em todo o mundo. A variante Marine Corps, o MV-22B, fornece o transporte seguro e confiável de pessoal, suprimentos e equipamentos para combate, suporte a assalto e logística da frota. Desde 2007, tem sido desdobrado continuamente em diversas operações de combate, humanitárias e especiais. A variante da Marinha, o CMV-22B, é o substituto do C-2A Greyhound para a missão de entrega da transportadora a bordo.

Os Ospreys continuam a transformar as capacidades de poder aéreo, permitindo a conclusão bem-sucedida de missões não possíveis com aeronaves convencionais. A linha de produção do V-22 está atualmente em seu terceiro contrato de aquisição plurianual.

FONTE: Bell Helicopter

wpDiscuz