Síria recebe segundo lote de caças MiG-29
O Exército Árabe da Síria recebeu no dia 30 de maio o segundo grupo de caças MiG-29 modernos e avançados em uma cerimônia na base de Hmeimim, em Lattakia, informou a Agência de Notícias Árabe da Síria (SANA).
“No âmbito da cooperação militar e técnica entre Rússia e Síria, o lado russo entregou o segundo lote de caças MiG-29 avançados e modernizados à Síria, durante uma cerimônia na base de Hmeimim”, disse uma fonte militar.
Segundo a fonte, os caças recebidos são mais eficazes que a geração anterior e decolaram da base de Hemeimim em direção às diferentes bases aéreas da Síria.
“A partir de 1º de junho de 2020, os pilotos sírios começarão a realizar missões nesses aviões no espaço aéreo sírio”, concluiu a fonte.
Em outro desenvolvimento, o presidente russo Vladimir Putin instruiu o Ministério da Defesa a assinar um protocolo para o acordo com a Síria sobre o envio da força-tarefa aérea da Rússia, que estipula a transferência de instalações adicionais e área de água para ela, de acordo com as instruções do presidente publicadas no portal de inforções legais do governo no dia 29, informou a agência de notícias TASS.
O Ministério da Defesa da Rússia foi instruído a se manter em conjunto com as negociações do Ministério das Relações Exteriores com o lado sírio e, ao chegar a um acordo, assinar em nome da Rússia o referido protocolo, permitindo que pequenas alterações sejam feitas no projeto com a aprovação do governo russo.
A Rússia e a Síria assinaram um acordo por um período de 49 anos sobre a implantação da força-tarefa aérea russa na base aérea de Hmeimim. Segundo o documento, o lado sírio transfere um lote de terra no aeroporto de Hmeimim e instalações localizadas lá para o lado russo gratuitamente.
O contrato é válido por 49 anos e é prorrogado automaticamente pelos períodos subseqüentes de 25 anos, a menos que uma das partes informe a outra parte por escrito pelo menos um ano antes do término do próximo mandato, por meio de canais diplomáticos, sobre sua intenção de rescindi-lo.
FONTE: AL Defaiya