Missão SpaceX Demo 2 deverá ser lançada hoje e representa a volta aos lançamentos tripulados de astronautas da NASA a partir dos Estados Unidos, após 9 anos. Também será o primeiro lançamento tripulado americano feito em nave desenvolvida e operada por empresa privada, com previsão de lançamento às 17h33 (hora de Brasília). Esta é mais uma matéria oferecida pela banda Abduzidos do iê iê iê!

No momento em que esta matéria é publicada, faltam menos de quatro horas para um lançamento esperado para ser um marco na exploração do espaço: a missão da NASA SpaceX Demo 2, parte do programa “Commercial Crew” que inova por ser desenvolvido e operado por empresas privadas e, se bem-sucedido, representará a volta aos lançamentos espaciais tripulados a partir dos Estados Unidos, o que não ocorre desde a última missão de ônibus espacial, há 9 anos.

Programado para as 16h33 no horário local do histórico Centro Espacial Kennedy, na Florida (EUA), o que equivale a 17h33 no horário de Brasília, o lançamento já está na fase de contagem regressiva (clique no link para acompanhar em tempo real no site da agência espacial americana – NASA).

Dois astronautas da NASA, Robert Benhken e Douglas Hurley, deverão ser lançados na nave “Crew Dragon”, impulsionada pelo foguete Falcon 9, ambos desenvolvidos e operados pela empresa privada SpaceX, que já vem operando com sucesso lançamentos de naves não tripuladas para abastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

O objetivo é levar ambos os astronautas americanos para a ISS a partir dos Estados Unidos, um tipo de missão que desde a desativação dos ônibus espaciais vinha sendo feita por foguetes e naves operadas e lançadas pela Rússia.

Concepção artística da nave Crew Dragon deixando o foguete Falcon 9, ambos desenvolvidos pela empresa SpaceX

Commercial Crew Program – se bem-sucedida, a missão representará um marco não só para a empresa SpaceX do magnata Elon Musk, também conhecido por ser o CEO da Tesla Motors, mas também para a NASA. Isso porque poderá comprovar o acerto da iniciativa “Commercial Crew Program” (grosso modo, programa tripulado comercial), em que a agência espacial deixou a cargo de indústrias aeroespaciais americanas não só o desenvolvimento, mas a operação de uma nova geração de naves espaciais e sistemas de lançamento.

Boeing e SpaceX competiram no programa, cujo objetivo é levar tripulações para órbitas baixas e para a ISS. O projeto da SpaceX mostrou-se melhor que o de sua competidora, que sofreu com falhas de software. Segundo a NASA, o transporte comercial de e para a estação espacial permitirá expandir a utilidade da ISS, com mais tempo de pesquisa e mais oportunidades.

A estação é considerada como fundamental para o entendimento e superação de desafios das missões espaciais de longa duração, como as que se espera realizar para Marte. Passando à iniciativa privada a tarefa de transportar carga e pessoas para órbitas baixas, a NASA espera conseguir expandir seu foco na construção de naves e foguetes para missões longas de exploração do espaço profundo.

Os astronautas Robert Behnken (esquerda) e Doug Hurley (direita), veteranos da NASA

Meteorologia – Entre as principais preocupações para o lançamento de hoje estão as condições meteorológicas. Há previsão de chuva para esta tarde no Cabo Canaveral, e se as condições não forem favoráveis, o lançamento será adiado para o próximo sábado.

Mas, se tudo der certo, em cerca de 19 horas após deixarem a terra, os astronautas Robert Behnken, de 49 anos, e Douglas Hurley, de 53, estarão na ISS. Ambos são veteranos de viagens espaciais, sendo que Hurley pilotou o último dos ônibus espaciais, o Atlantis, na sua viagem derradeira ao espaço. Na estação espacial já estão dois russos e um americano.

Esta matéria é oferecimento da banda Abduzidos do iê iê iê, que acaba de lançar o clipe da música “QUEM QUER IR PRO ESPAÇO?

Esta notícia é um oferecimento do trio de rock Abduzidos do iê iê iê, que alega ter sido abduzido nos anos 60. Fato ou fake, uma coisa é certa: a banda está cada vez mais ativa em nosso planeta, fazendo muito sucesso em festivais de música independente e acaba de lançar seu novo clipe,”QUEM QUER IR PRO ESPAÇO?“. É uma nova música, que não está no primeiro álbum dos Abduzidos do iê iê iê.

Clique no link ou na imagem acima conferir esse lançamento da banda! Áudio e vídeo foram gravados nesta quarentena do planeta Terra, com os integrantes em isolamento social, cada um gravando suas partes em suas casas no meio dessa pandemia do Covid 19.

E o isolamento é importante para eles, pois tecnicamente fazem parte do grupo de risco: como foram abduzidos em meados dos anos 60, com cerca de 20 anos de idade, eles já são praticamente octogenários, contemporâneos dos Beatles e dos Rolling Stones!

Felizmente para os Abduzidos do iê iê iê, eles não envelheceram tanto quanto os remanescentes destas bandas, acrescentando às suas idades físicas apenas uma parcela dessas cinco décadas de ausência, pois viajaram com os ETs acima da velocidade da luz. Einstein explica.

Conheça a banda!

Esse powerpop trio do outro mundo lançou, há poucos meses, o seu primeiro disco, “Em Órbita” (Clique no link para acessar o álbum no Spotify). Veja também os outros clipes já lançados no canal da banda clicando aqui para acessar o canal no Youtube.

wpDiscuz