Concepção artística do PAK DA

MOSCOU — A Rússia iniciou a construção de seu primeiro bombardeiro furtivo estratégico dentro do programa PAK DA (Perspective Aviation Complex for Long-Range Aviation), também conhecido como “Produto 80” e “Courier”, disse à TASS uma fonte do complexo industrial militar.

“A produção dos elementos da estrutura da aeronave será realizada por uma das fábricas da United Aircraft Corporation (UAC); o desenvolvimento da documentação do projeto de trabalho está completo e o envio do material foi iniciado”, disse a fonte.

Outra fonte disse à TASS que a construção da cabine do avião já está em andamento. “A montagem final de toda a máquina deve ser concluída em 2021”, observou ele.

O serviço de imprensa do Tupolev Design Bureau absteve-se de comentar a construção do primeiro PAK DA.

Em dezembro de 2019, o vice-ministro da Defesa Alexey Krivoruchko disse ao jornal Krasnaya Zvezda que o projeto do avião havia sido aprovado e que o Tupolev Design Bureau começou o desenvolvimento da documentação de projeto em funcionamento, com a criação de peças e elementos do teste de unidades do PAK DA. Em fevereiro de 2020, Krivoruchko anunciou que o primeiro motor do avião começará a ser testado este ano.

Concepção artística do PAK DA

O novo avião

Sabe-se que o PAK DA foi projetado usando o esquema de asa voadora. A máquina contará com tecnologias e materiais que reduzem a visibilidade do radar (tecnologia furtiva). O avião será subsônico e poderá transportar mísseis de cruzeiro atuais e futuros, bombas de precisão e armas hipersônicas; ele será fornecido com os mais novos equipamentos de comunicação e interferência.

Modelo de túnel de vento de uma das possíveis configurações do PAK DA

FONTE: TASS

wpDiscuz