O protótipo de turboélice bimotor Cessna SkyCourier decolou em seu primeiro voo na manhã de domingo (17) do Beech Field no campus leste da Textron Aviation em Wichita. Comandado pelo piloto de testes sênior Corey Eckhart e pelo chefe de testes Aaron Tobias, o utilitário voou por duas horas e 15 minutos.

Com um pedido inicial da FedEx para 50 exemplares do avião de asa alta e opções para mais 50, o SkyCourier é capaz de voar a 200 nós (321 km/h) movido por dois motores turboélice Pratt & Whitney PT6A-65SC de 1.100 shp movendo hélices McCauley de 110 polegadas (2,79 m). Ele também possui uma cabine de pilotagem Garmin G1000 NXi.

Configurável para operações de carga e de passageiros, o turboélice de asa alta é projetado para transportar uma carga útil de até 6.000 libras (2.724 kg) com uma porta de carga de 87 polegadas (2,2 m), um piso plano e uma cabine alta e larga de quase 70 polegadas (1,78 m) para aceitar três contêineres padrão de carga aérea LD3. Na configuração de passageiros, terá capacidade para até 19 passageiros, com uma área de cabine traseira com rede para bagagem e equipamentos. Também estará disponível em uma combinação mista de passageiro/carga.

Juntamente com o protótipo, cinco céluas adicionais de teste de voo e solo farão parte do programa de validação de voo da aeronave e expandirão os testes de controles de voo e aerodinâmica.

FONTE: AIN Online

wpDiscuz