F-4J Phantom II

F-4J Phantom II

Após a guerra do Vietnã, agricultores vietnamitas reciclaram milhares de tanques de combustível externos de aeronaves dos EUA para criar barcos e canoas improvisadas.

Os tanques alijáveis aumentam significativamente a capacidade de combustível de um caça, mas também acrescentam resistência e tornam a aeronave menos manobrável.

Eles são descartados quando vazios ou quando um avião de combate tem que se envolver em combate ar-ar, ou escapar de um míssil.

Vários milhares de tanques foram lançados sobre o sudeste da Ásia durante a Guerra do Vietnã.

Para os agricultores e pescadores que vivem em áreas isoladas, os tanques que caíram literalmente foram presentes dos céus.

A Royal Jet Inc de Alhambra, Califórnia (que aparece em uma plaqueta de identificação abaixo) produziu os tanques em metades de concha que se aninhavam para o transporte econômico. Uma vez entregues a uma base aérea, as metades eram encaixadas e presas por um cinto.

Depois de serem alijados durante as missões de combate, os vietnamitas descobriram que os tanques se separavam com a mesma facilidade com que foram montados.

Então lembre-se, quando a vida lhe dá tanques de combustível, você faz canoas.

FONTE: aviationhumor.net

wpDiscuz