TASS: Rússia inicia produção de caças Su-35 para o Egito
MOSCOU – A Rússia lançou a produção de seus caças Su-35 avançados sob contrato com o Egito, disse uma fonte diplomática militar à agência TASS no dia 16 de maio.
“A fábrica de aeronaves Gagarin, em Komsomolsk-on-Amur, iniciou a produção do Su-35, destinado a ser entregue à Força Aérea Egípcia sob o contrato assinado em 2018”, disse a fonte.
“O prazo para a entrega do primeiro lote ao lado egípcio ainda não foi definido, devido a restrições impostas pelo novo surto de coronavírus”, acrescentou.
A TASS não conseguiu confirmar oficialmente as informações no momento da publicação.
O diário Kommersant da Rússia informou em março de 2019 que o Egito decidiu comprar vários caças Su-35 fabricados na Rússia por cerca de US$ 2 bilhões. A assinatura do acordo nunca foi confirmada por fontes oficiais.
A China se tornou o primeiro país estrangeiro a comprar o Su-35 quando assinou um acordo de US$ 2,5 bilhões com a Rússia para 24 aeronaves. O acordo também previa o fornecimento de equipamentos de solo e motores sobressalentes. A entrega da aeronave para a China foi concluída em 2019.
O Su-35S é um jato de combate multiuso super-manobrável de geração 4++, altamente atualizado, desenvolvido com base nas tecnologias de quinta geração. O Su-35S se destaca por seu novo conjunto de aviônicos baseado no sistema de controle de informações, no novo radar, nos motores de ignição a plasma com maior capacidade e vetor de empuxo. Esses motores atendem aos requisitos do motor de caças de quinta geração, pois permitem o desenvolvimento de velocidade supersônica sem o uso de um pós-combustor.
O avião de caça supersônico Su-35S realizou seu primeiro voo em 19 de fevereiro de 2008. O avião de caça é um derivado do avião Su-27. O Su-35S pesa 19 toneladas, possui um teto de serviço de 20.000 metros, pode desenvolver uma velocidade máxima de 2.500 km/h e possui uma tripulação de um piloto. O armamento do avião de caça inclui um canhão de 30 mm, até 8 toneladas da carga útil de armas (mísseis e bombas de vários tipos) em 12 pontos duros nas asas. O Su-35S está em serviço nas forças armadas russas desde 2015.
FONTE: TASS