Boeing contratada para entregar mais de mil mísseis SLAM-ER e Harpoon
A empresa americana Boeing ganhou dois contratos de mais de 2 bilhões de dólares, que inclui a entrega de mais de 1.000 mísseis ar-terra e antinavio para a Arábia Saudita e outros para o Brasil, anunciou o Pentágono nesta quarta-feira (13).
O primeiro contrato, de 1,972 bilhão de dólares, é para a modernização do míssil de cruzeiro Boeing Defense SLAM-ER e a entrega de 650 unidades “em apoio ao governo da Arábia Saudita”, divulgou o Pentágono no registro que anuncia diariamente os contratos aprovados pelo Departamento de Defesa.
O contrato será concluído em dezembro de 2028.
O SLAM-ER é um míssil de cruzeiro ar-solo guiado por GPS com um alcance máximo de 155 milhas náuticas (cerca de 290 quilômetros).
O Pentágono também anunciou um contrato de quase 660 milhões de dólares para entregar uma nova versão do míssil antinavio Harpoon, conhecido como Block II, dos quais mais de 400 serão entregues à Arábia Saudita.
Outros serão enviados para o Brasil, Holanda, Japão, Tailândia, Coreia do Sul, Catar e Índia.
Em um comunicado de imprensa, a Boeing, que estima que os contratos atingirão cerca de 3,1 bilhões de dólares, afirma que estes não apenas garantirão a produção continuada do Harpoon até o final de 2026, mas também permitirão o reinício da linha de produção para o SLAM-ER.
A empresa disse que entregou seu último míssil em 2008.
FONTE: EFE